As filarmônicas de Marechal Deodoro têm sido o celeiro de inúmeros artistas que se despontam mundo afora. Nos últimos anos a Santa Cecília e a Carlos Gomes tem sofrido as conseqüências do descaso e do abandono do setor público e, em conseqüência as dificuldades de manter sua principal função, a de formar músicos, aumentaram sensivelmente.
O senador Euclydes Mello, sensibilizado com um relato desses problemas buscou ajuda do Ministério da Cultura e com o apoio da Secretária Municipal de Saúde, Jô Rodrigues, conseguiu a liberação dos recursos necessários para a compra de novos instrumentos e equipamentos indispensáveis para a continuidade do trabalho dessas entidades na formação de jovens músicos.
No dia 19 de abril passado, a direção da Santa Cecília homenageou o Senador Euclydes Mello em agradecimento a sua iniciativa e esforço. Na ocasião usaram da palavra vários oradores, tais como Cícero Lima, a Professora Eleuza Galvão, Engº João Lopes, o Vereador Cinho Sumauma e o maestro Alfons Maria Kubina. Todos enalteceram a iniciativa enfatizando que ela não atende apenas a Sociedade Filarmônica Santa Cecília, mas contribui para tirar das ruas e afastar das drogas várias crianças e jovens.
Euclydes Mello se disse emocionado com a homenagem e prometeu que isso é apenas o começo de todo trabalho que ele pretende empreender para o desenvolvimento e disseminação da cultura deodorense. “Não entendo como um município com um potencial cultural e artístico de tamanha monta como o de Marechal Deodoro pode ser esquecido pelos próprios deodorenses.” – afirmou Euclydes que complementou – “Indústrias e hotéis são importantes para o crescimento econômico do município, mas pouco adianta se não há investimentos na educação e na capacitação profissional de seu povo, principalmente dos seus jovens”.
Encerrando a parte solene do evento o presidente da Santa Cecília, Cel. Jose Claudio, agradeceu o empenho de Euclydes Mello e da Secretaria de Cultura do Município frisando que a Sociedade Santa Cecília saberá honrar com a criação de mais orquestras oportunizando a formação de mais jovens. Cláudio disse que com a ajuda de todos e a orientação do maestro Alfons Kubina poderá chegar a criar a Orquestra Sinfônica de Marechal Deodoro, sonho de muitos músicos da terra.
Paulo Alencar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário