"ENQUANTO AS PESSOAS INTELIGENTES CONSEGUEM FREQÜENTEMENTE SIMPLIFICAR O QUE É COMPLEXO, UM TOLO TEM MAIS TENDÊNCIA A COMPLICAR AQUILO QUE É SIMPLES."
ELOCUBRAÇÕES
UM DOS PRIMEIROS PRESIDENTES DO BRASIL FOI O PRUDENTE DE MORAIS, DAÍ PRÁ FRENTE TIVEMOS UM MONTE DE PRESIDENTES IMPRUDENTES E IMORAIS
QUEM SOMOS NÓS
Desejamos que nosso espaço seja um grande forum para o debates das ideias do nosso cotidiano: os assuntos políticos, desinteressantes para uns, mas de grande utilidade para todos; as lamúrias, cotadas como problemas de cada um que a ninguém mais interessa; as denúncias (tantas e quantas nos vierem a cabeça), que causa tanto medo a muita gente, mas que devem ser efetivadas para o bem comum; o que fica sob os holofotes e também o que se esconde por baixo dos panos; os assuntos sérios - preocupantes ou relaxantes, alegres ou tristes, individuais ou coletivos - e as fococas de bastidores (que ninguém é de ferro). Enfim o DEVANEIOS está aqui para oportunizar a todos que queiram explodir suas idéias (castas e puras, quem sabe até mundanas, sensatas ou insanas) e respingá-las para a humanidade e à posteridade... quem pode garantir. O que importa é que todos possam desabafar e ...
NEILA MARINA CIGLIONI BARBOSA
SAUDADES de quem partiu desse plano no dia 11 de julho de 2009, de cabeça erguida para outra missão a chamado do Pai.
PAULO PLACIDO ALENCAR
Deodorense - apaixonado por sua terra natal. Graduado em arquitetura, especializado em comunicação visual. Artista plástico nas horas vagas (a cada dia mais raras). Professor nos curso de Arquitetura e Urbanismo e também no de Jornalismo da UFAL. Sentindo a degradação por que vem passando Deodoro, terra de tantos e tão grandes valores humanos, históricos, artísticos e paisagísticos, me dedico hoje a contribuir para o progresso e o desenvolvimento do povo e da cidade que um dia foi a capital do Estado de Alagoas. Minha maior contribuição está sendo em colocar um veículo de informações como o ATUALIDADES à disposição de todos, indistintamente.
O INFORMATIVO DA 1ª CAPITAL DO ESTADO
SUA FESTA NO CAMPO
A História da Marechal Deororo
Não se sabe com precisão a data do início do povoamento da atual cidade de Marechal Deodoro. Algumas citações se reportam a 1522, com a expedição de Christóvão Jackes, enviada por Dom João III, como o ano em que chegaram os primeiros exploradores que, no Porto dos Franceses, se fixaram para a criação de um ponto de apoio para as futuras expedições. Entretanto só em 1535, após tomar posse como 1º mandatário da Capitania de Pernambuco, é que Duarte Coelho Pereira enviou os primeiros colonos para tentar coibir a ação dos franceses com a retirada de pau-brasil em abundância. Os primeiros assentamentos desses colonos provavelmente foram no atual povoado de Tuquanduba, em função de análise das gravuras de Frans Post, pelas ruínas em meio ao canavial encontradas pelo historiador e Prof. Ernani Mero e pela necessidade das comunidades se fixarem em local alto e de ampla visibilidade para efeito de defesa. A sesmaria (Alagoas do Sul) que tinha área definida por seis léguas de terra ao longo da costa por sete léguas para o sertão, foi doada a Diogo de Melo Castro, inicialmente em 05 de agosto de 1591. Esta área correspondia aos atuais municípios de Pilar, Maceió, Rio Largo, Murici, União dos Palmares, São José da Laje, Atalaia, Capela, Viçosa, Palmeira dos Índios,Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Coruripe, Marechal Deodoro e parte dos municípios de São Luiz do Quitunde, Anadia e Limoeiro de Anadia. Em 25 de novembro de 1611 a sesmaria foi novamente doada, desta vez a Diogo Soares da Cunha, com citações da existência de uma pequena povoação às margens da Lagoa do Sul – atual Manguaba. Por volta de 1633 a pequena povoação, denominada de Magdalena da Lagoa do Sul, foi saqueada e queimada pelos holandeses, incluindo a Igreja de N.Sª. da Conceição (provavelmente na Tuquanduba). Em 12 de abril de 1636 a freguesia de Alagoas do Sul foi elevada a condição de Vila. Em 08 de março de 1822 passou à categoria de cidade, tornando-se a 1º Capital do Estado de Alagoas, mas desde 16 de setembro de 1817, com o desmembramento de Pernambuco, já funcionava como sede da Provícia. Em 1839 a capital do Estado foi transferida para Maceió, havendo a partir de então um retrocesso na situação econômica, passando a pesca ao lado dos remanescentes engenhos de açúcar com a produção de mel e rapadura a se constituir sua principal atividade.
PARAISO ECOLÓGICO
O Balneário do BROMA, pertencente ao Motonáutica Lagoa Club, é aberto diariamente com exceção das segundas-feiras e seu uso é extensivo a todos podendo ser acessado pela AL-101-SUL entrando no posto rodoviário policial da Ilha de Santa Rita e, logo após a ponte sobre o canal que interliga as Lagoas Manguaba a Mundaú, tomando a estrada à esquerda. Outro meio de se chegar é através dos canais do complexo lagunar.
BALNEÁRIO DO BROMA
Ambiente saudável, extremamente aprazível, ladeado por um trecho remanescente da nossa mata atlântica, com segurança, conforto, higiene e boa música. Tudo isto pode ser curtido num dos mais conhecidos paraísos ecológicos de Marechal Deodoro, o Balneário do Broma que pertence ao Motonáutica Lagoa Clube. Distando aproximadamente 8 km do centro de Maceió, o Broma dispõe de excelentes instalações: amplo restaurante com cardápio típico regional, parque infantil com grande variedade de brinquedos, inigualável parque aquático com três piscinas naturais de águas cristalinas e minerais, além de tubo-água e um conjunto de bicas jorrando a 100 litros por segundo.
O CAFÉ DA FEIRA
Além da variedade de produtos encontrados na FEIRA de Marechal, ainda pode ser degustado um saboroso e farto café da manhã, bem regional, no famoso Bar do Lourinho, ou um tradicional caldo de cana com pastel nas barracas que se espalham ao longo da feira.
A FEIRA IMPERIAL
A feira de Marechal Deodoro não difere muito com a de Caruaru, pelo menos na variedade de produtos que são ofertados aos que a visitam. Instalada aos Domingos ao longo da orla lagunar do Centro Histórico, já tem início nos sábados ao final da tarde. Dos alimentos de toda natureza aos mais variados artigos de uso pessoal, doméstico e de trabalho pode ser encontrado - roupas, ferramentas, móveis, eletrodomésticos, CDs, livros, utilidades, artigos de limpeza, higiene pessoal, perfumaria, antiguidades, e muito mais.
LAGOA MANGUABA – MORROS
A Lagoa Manguaba é, sem sombra de dúvidas, um dos locais de maior beleza natural das Alagoas. Os canais que a interliga com a Lagoa Mundaú e o mar reúne recantos indescritíveis e com uma das maiores diversidades entre os demais do Estado de Alagoas. Na foto podemos constatar os coqueirais e manguezal refletidos nas águas, uma das deslumbrantes vistas em um povoado conhecido como MORROS, e que pode ser acessado pela Massagueira ou pelo Mucurí, com entrada ao lado do posto Texaco da AL-101-Sul, duas outras localidades com suas peculiaridades bem características e distintas.
ILHA DE STA RITA E MASSAGUEIRA
Ao sair de Maceió pela Rodovia AL-101-SUL, alcança-se a Ilha de Santa Rita - a maior ilha lacustre do Brasil – com os povoados Siriba, Barra Nova, Jacaré e Santa Rita. Ao sair da Ilha encontra-se a direita o Povoado da Massagueira, tradicional vila de pescadores em intenso desenvolvimento, e o maior referencial gastronômico de Alagoas pela grande variedade de iguarias regionais.
PRAIA DO FRANCÊS
Uma das praias mais famosas do nordeste brasileiro tem como principal característica a transparência de suas águas tépidas e a brancura de sua areia. O grande trecho protegido pelos arrecifes forma áreas de verdadeiras piscinas naturais, bastante apreciadas pelos banhistas, mas também disponibiliza espaços propícios para a prática do surf. Vários bares e restaurantes servem de apoio aos visitantes. É possível se locar barcos para o transporte até os arrecifes de corais que ficam mais ao norte, um cenário inesquecível. Quem a visita não pode deixar de saborear os quitutes, coquetéis ou uma saborosa água de coco.
O MUNICÍPIO
Área: 379,2 Km2
Localização: Litoral, ao sul da Capital
População: 39.453 Habitantes (estimativa)
Altitude: 5,00 m (nível do mar)
Clima: Tropical quente e úmido
Temperatura: 22°c (mínima) a 31°c (máxima)
Distâncias de Maceió:
Até Barra Nova - 13 Km
Até Massagueira – 14 Km
Até Praia do Francês – 20 Km
Até o Centro Histórico – 28,2 Km
Nenhum comentário:
Postar um comentário