terça-feira, 11 de março de 2008

A CÂMARA NA PRAIA DO FRANCÊS

Praia do Francês discute implantação do Terminal Turístico





Em um clima de perfeita ordem, e até euforia, foi realizada nesta última segunda-feira, dia 10, a concorrida Audiência Pública da Câmara Municipal de Marechal Deodoro na Pousada Kanamary, Praia do Frances com a finalidade de discutir o projeto apresentado pela Prefeitura para a permuta de terrenos para a construção de um terminal turístico. Pela primeira vez a Câmara de MD sai de sua sede para ter um contato oficial diretamente com a população.
Ao início da sessão o Presidente Dr. Petrúcio Soares, logo após compor a mesa, falou sobre a proposta de Ação Civil do MP contra os nove vereadores em função de irregularidades encontradas na Câmara, assegurando que em nenhum momento foi dado o direito de defesa ou justificativa a qualquer um dos edis e muito menos à mesa diretora. Dr. Fifi assegurou ainda que todas as acusações serão devidamente explicadas em momento oportuno, comprovando que não houve qualquer ilícito.
Dando início aos trabalhos, diversos oradores fizeram uso da palavra demonstrando a uma platéia repleta de empresários e moradores do povoado, além de representantes de entidades voltadas à defesa do meio ambiente e desenvolvimento do turismo, a proposta da Prefeitura. Diante da primeira recusa da Câmara, Danilo Dâmaso enviou outro projeto propondo desta feita a permuta de alguns terrenos destinados a equipamentos públicos para o acréscimo da área inicialmente considerada por todos como de tamanho irrisório.
Praticamente todos os moradores repudiaram ao que chamaram de mais uma tentativa para extinguir as áreas que restam de uso público em um povoado que não dispõe de escolas, creches ou mesmo praças. “O terminal é importante – disse um dos moradores – mas onde iremos construir esses equipamentos quando tivermos um prefeito sensível às necessidades da população se hoje permitirmos que os terrenos que dispomos tomem outros destinos como já vem sendo feito desde gestões anteriores?”
Ao final da Audiência a rejeição ao projeto do prefeito Danilo foi decidida por unanimidade dos presentes, inclusive com o voto declarado dos vereadores Nil Ramos e Delegado Barbosa anteriormente favoráveis. Dr. Petrúcio assumiu o compromisso de referendar esta decisão na próxima sessão ordinária da Câmara, que será realizada no dia 14, às 19 horas.
A mesa foi composta por representantes do Ministério Público Federal, CREA, Colônia de Pescadores, ONG Salsa de Praia, Associação Comunitária da Praia do Frances e Associação das Pousadas do Litoral Sul, e do Presidente Petrúcio Soares e o 1º Secretário Nil Ramos. O único vereador ausente foi Valter Avelino.

Nenhum comentário: