segunda-feira, 19 de maio de 2008

Maré Alta – (De São Paulo , para as Alagoas)

Arico Siarra – Sabidamente pseudônimo de A. C. Arrais


Novas usinas de açúcar em São Paulo

Obs.:Por ser um segmento importante da atividade econômica (a principal) do Estado de Alagoas, achamos que o tema interessa à comunidade alagoana.

Sobre o assunto, o Estado de São Paulo mostra-se preocupado com o permanente aumento das usinas e a expansão do cultivo da cana de açucar. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado, acaba de suspender por 120 dias, o recebimento de pedidos de licenciamento de novos projetos de usinas de açucar e de álcool. Além dos muitos pedidos já atendidos, acham-se em processo de concessão de licença, 36 novos pedidos que não serão atingidos pela medida de suspensão.

Preocupação marginal das autoridades estaduais
Ao suspenderem o recebimento de pedidos de licenciamento, as autoridades estaduais de São Paulo também estão visando a necessidade de avaliar até onde o objetivo é o investimento perene ou uma camuflada intenção de perpectivas rentáveis no tempo, pela venda posterior de tais projetos para grupos internacionais. A situação do país é bem propícia a essa espécie de negócios. Resta saber se os mesmos interessam ao Brasil.

Preocupação dos empresários do setor
A medida tomada pela Secretaria do Meio Ambiente está causando manifestada preocupação dos empresários usineiros de tal sorte que alguns já pensam na possibilidade de transferirem seus projetos para outros estados tais como Mato Grosso e Minas Gerais.. Ou esta manifestação é uma forma de pressão?

O cultivo da cana de açúcar
Por outro lado, o governo do Estado de São Paulo, acha-se preocupado com a possibilidade da cana de açúcar se transformar numa monucultura dentro do Estado. Atualmente, de uma área cultivável existente de 8.500.000 (oito milhões e quinhentos mil) hectares, 5.000.000 (cinco milhões) de hectares, ou seja: quase 60% da área total, já está acupada com o cultivo da cana de açúcar. É de notar que, de 2005 até agora, ano corrente de 2008, a acupação de área cultivada com a cana de açucar teve um crescimento da ordem de 66%, considerado impressionante (de 3 para 5.000.000 he).

Geração de emprego
Não obstante todas aquelas preocupações, constata-se que tem havido uma significativa contribuíção do setor em questão, na geração de novos empregos. A título de exemplo, uma pesquisa da Fiesp (Federação das Indústria do Estado de São Paulo) revela que dos 62.000 (sessenta e dois mil) novos empregos gerados pela indústria de transformação do Estado, em abril último, 50.000 (cinqüenta mil – 80%) ocorreram nos setores ligados à indústria sucroalcooleira.


Continuando por São Paulo, aqui fala-se muito de dois assuntos que tiveram repercussão não só no Brasil como no exterior: O assassinato da menina Isabella e o “afaire”do Ronaldinho fenômeno.

Ronaldinho
Falam as más línguas que Ronaldinho só aceitou aparecer no programa “Mais Você” da Globo, porque foi informado de que Ana Maria não tinha piriquita. Ela só possuia um papagaio. Dizem até que o loro José ficou receioso com a presença do fenômeno. Quanto ao mais, pairam muitas dúvidas nas cabeças maldosas das pessoas, a respeito da ingenuidade do craque.

Mais você
Dizem que quando Ronaldinho chegou aos estúdios do programa da Ana Maria Braga perguntou a um “aspone”, como se chamava o programa daquele estúdio, mas logo apareceu Ana Maria que exclamou: - Mas você hein!?
Ao que o fenômeno exclamou: Pensei que fosse o “Mais Você”!

As conseqüências positivas
Comenta-se que, como contribuição do Ronaldinho, o fenômeno, a cotação de gays brasileiros na Europa, subiu bastante. É bem possível que o renomado craque, seja até homenageado na próxima passeata nacional da bicharada.

Isabella
Existe uma unanimidade na população paulista e, quiçá, de todo o povo brasileiro, quanto aos autores do bárbaro crime. E isto arrepia por demais nossos já tão combalidos sentimentos. Bem marcante quanto infeliz foi a observação da madastra, ao abraçar, no enterro, a mãe da menina Isabella: Algo assim como “Você nem telefonou para a sua filha no sábado”... O que dizer de tamanha blasfêmia?
Tadinha da menina! Se tivesse recebido o telefonema da mãe, possivelmente teria sido assassinada de forma mais tranqüila!

Cá-como-lá
Enquanto isso, como contribuição Europeia, temos uma pérola que também tem repercutido no mundo inteiro. De Josef Fritzl, o austríaco que estrupou e enclausurou a própria filha durante 24 anos e com quem teve 7 filhos:
- “Não sou um monstro. Poderia ter matado todos e não teria acontecido nada , ninguém nunca ficaria sabendo”.
Uma bondade de pessoa, esse austríaco senhor Josef!

Àáááhhhh boquinha...
De um mestre da educação - Antonio Dantas - ex-coordenador da F.M.U.F. da Bahia, a respeito do baixíssemo índice de aproveitamento dos alunos baianos:
- “O resultado se deve ao baixo QI dos baianos. O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais, não conseguiria”.
Foi depois desta declaração que o professor Dantas virou ex. Também pudera, professor! Pensar... pode. Mas falar... NÂÂÂO!!!

Olha aonde foi parar a minha parte!
O patrimônio das cinco mil (5.000) famílias mais ricas do Brasil, equivale a 40% do PIB ( toda a riqueza do Brasil). Cerca de 3,3 bilhões de reais ( R$ 3.300.000.000,00) são movimentados pelo mercado de luxo por ano, no Brasil, com previsão de aumento no corrente ano, de 35%, isto é: mais um bilhão de reais.
(Dados extraídos do livro “Os ricos no Brasil”)

Outras curiosidades familiares
Considerando existirem cerca de 50 milhões de famílias brasileiras, as cinco mil famílias mais ricas, correspondem a 0,01%. Deste modo poderemos afirmar que 99,99% das famílias do Brasil é constituido de famílias menos ricas, médias, pobres e miseráveis, ou seja: 49.999.995 famílias, pelas quais estão distribuídos 60% das riquezas do Brasil.
Issssto ééé umaaaaa louuuuucuuuuraaaa, gennnnnnte!

É pra ninguém esquecer
Éta blog bom, este nosso! Apresenta três entregas de fábrica, de uma só vez!

OBS.: Mas já foi corrigido!!!

Nenhum comentário: