segunda-feira, 14 de julho de 2008

Maré Alta - l4.07.2008
Arico Siarra (sabidamente, o pseudônimo de A. C. Arrais)

Projeto de Obra Estadual
Está lá registrado: Atualidades n° 80 de 15 de maio de 2008. "O vereador Petrúcio Soares (Dr. Fifi) apresentou o projeto de sua autoria que prevê a extensão do alargamento da via (Divaldo Suruagy - grifo nosso) por mais três metros em um dos lados desde Cruz das Almas até a Barra de São Miguel".
Nós simples cidadãos de uma comunidade, reconhecendo nossos limitados conhecimentos, gostaríamos de maiores e mais detalhadas informações sobre tão importante quanto ousada obra inter-municipal. Eis nossa dúvidas:
a) Pode um simples vereador de um município apresentar um projeto de sua autoria, a título de complemento que seja, de um projeto de obras em via estadual?
b) Pode um vereador de um município apresentar um projeto de obras abrangentes, envolvendo outros dois municípios?
c) Pode um vereador apresentar projeto que envolva gastos ou dispêndios para o município?
d) Projetos dessa ordem não são da alçada do executivo?
e) E, finalmente: Esse projeto foi apresentado para aprovação na Câmara Municipal de Marechal Deodoro? E se o foi, foi aprovado?
Quanta dúvida a triturar nossa memória!

A quase coincidência
Há uns poucos anos um outro vereador de MD, também falava de um projeto de sua autoria (na realidade um ofício) encaminhado ao governador do estado, em que o mesmo solicitava o início das obras da duplicação de Via AL 101 Sul (Divaldo Suruagy). O governador de então, deve ter ficado muito preocupado com noites mal dormidas. É possível que o início dessas obras comecem logo, logo, se os vereadores continuarem a se empenhar no assunto, quem sabe: formando um só bloco com os candidatos a prefeito de Marechal Deodoro!

Afinal! sim ou não?
Amigos e nossos relacionados têm nos telefonado e feito algumas abordagens, questionando-nos a respeito de nossa posição sobre a questão do projeto de saneamento do Francês. Estranham alguns deles, cidadãos cuja opinião respeitamos e reconhecemos como sincera, de que nós não estejamos a favor da iniciação de tais obras. Nós temos consciência da importância dos melhoramentos imprescindíveis para a Praia do Francês. Não esses como as de sanaeamento ou os de um terminal e outros tantos que surgem aleatoriamente apresentados por políticos de plantão que ciclicamente aparecem na berlinda como candidatos demagogos a algum cargo para tirar proveito financeiro com projetos onde certamente não será investida plenamente a verba destinada aos mesmos. A questão é só uma: não acreditamos em milagres mirabolantes pré eleitorais. Esses políticos que vem se apresentando como patronos de tais obras são todos, no mínimo, redículos políticos "caras de pau" que aparecem em época de eleição com projetos debaixo do braço, irrealisáveis, pretendendo colocar na testa de cada cidadão de nossa comunidade um selo de idiota.


Plano Diretor da Cidade
Os candidatos, antes de eleitos, já estão jogando na cesta do lixo o Plano Diretor da Cidade de Marechal Deodoro!
Num passado recente, nossa contribuição foi a de nos aperfeiçoarmos em matéria sobre o Plano Diretor da Cidade. A título de referência, realizamos algumas oficinas a fim de levar a uma parte da comunidade, um pouco mais de conhecimento sobre tão relevante assunto. Posteriormente houve algumas audiências públicas sobre o tema para finalmente ser aprovado o Pano Diretor da Cidade conforme determinado por legislação vigente.


Deste modo, para nós, hoje, o que deverá nortear todo e qualquer projeto no município de Marechal Deodoro é o que estiver contido nesse plano. Tudo o que aparecer à margem desse guia de desenvolvimento para a nossa comunidade, nós consideramos como a mais pura e ignóbel demagogia vinda de políticos aproveitadores que no mínimo vêem no município um grande potencial para ali se locupletarem, fazendo seu pé de meia, com o qual darão um pé na bunda de cada um.

E o envolvimento do Estado?
O governo do estado, que vem sendo envolvido nessas jogadas politiqueiras só é possível porque Alagoas tem um chefe de governo muito ruim e de fácil manipulação. Ao invés de se prestar à conivência de interesseiros , porque o Governo do Estado não trata de iniciar as obras da duplicação da pista da "Divaldo Suruagy", prometida para ser iniciada faz mais de ano e até o momento nem as margens cheias de mato estão sendo limpas . A verba destinada a esse grande e necessário projeto, não corre o risco de ser devolvida? É mentira que diversos orgãos do meio ambiente se opõem ao projeto?
Porque os manipuladores do projeto do saneamento do Francês vêm com o surrado argumento de falsa consciência da devolução de verba? Ou também é mentira as reiteradas afirmativas de que existe verba para tal melhoramento? Ou é verdade que aqueles mesmos órgãos se opõem ao demagogo e eleitoreiro projeto do Francês? Ou é verdade que tais órgãos não precisam opinar sobre tais espécies de projetos? Ou é mentira o que trouxe a público a prefeita em exercício de Marechal Deodoro, afirmando que faltam no processo do projeto de saneamento, os pareceres dos órgãos do meio ambiente?
A comunidade precisa tomar consciência, isso sim, de que essas espécimes de políticos, nos acham fácil massa de manobra!


Sabem qual a diferença entre esses políticos e um saco de cimento? Não! É que de um saco de cimento sempre se pode esperar alguma coisa de concreto!

Uma conclusão?
Nenhum candidato a prefeito de Marecha Deodoro, nas eleições deste ano, está minimamente à altura das efetivas necessidades do município.
O que nos espera? Que, pelo menos, a justiça e a polícia federal apareça para que se cumpra alguma limpeza nesta terra de ninguém. A sujeira está por aí, andando livremente pelas ruas da cidade que possui um dos mais dignos nomes de uma família de bravos filhos da terra: Marechal Deodoro (da Fonseca).

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual a diferença se os recursos estão ou não vindo na hora certa? O que importa é que eles estarão servindo para causas nobres e serão realmente aplicados. Olha que estão vindo do governo do Lula que é petista e se diz moralizador, donde podemos dizer: que a grana seja bemvinda!