quinta-feira, 31 de julho de 2008

Maré Alta - 30.07.2008
Arico Siarra
(Sabidamente, pseudônimo de A. C. Arrais)


Críticas Benvindas
É sempre muito gratificante saber que a exposição de nossas idéias chegam ao conhecimento de pessoas que muito consideramos e que necessariamente jamais as julgamos obrigadas a comungar com as nossas razões ou pactuar com nossos pontos de vista ou até nossas opções partidárias. Quanto a críticas, elas são muito bem vindas principalmente quando embasadas em argumentações que não firam a dignidade e a consciência de quem a quem são dirigidas. Elas nos ensinam, apontam caminhos e nos induzem a um permanente aperfeiçoamento.


Nossas Opções Partidárias
Sempre dissemos em encontros de eventos partidários, a parentes, visinhos, amigos ou a quem queira nos ouvir ou ler, que nós não somos o que somos porque somos petistas. Nós somos petistas porque somos como somos. Em outras palavras, as idéias expressas por nós são conseqüência do modo como vemos os acontecimentos reflexo de ações que envolvam seres humanos, tendo como forte tempero, o como somos, sem qualquer conotação partidária. Agora, se alguns leitores os veem como procedentes de mentes petistas, um tanto melhor. É a confirmação de que nossa opção foi acertada.
Se nos filiamos a um partido, isto depois de analisarmos alguns deles, é porque achamos chegada a hora de uma decisão cidadã e vimos no partido de nossa opção, maior firmeza de princípios e bandeiras defraldadas com clara determinação e credo, condizentes com nossos ideais. E isto não quer dizer que o mesmo não tenha também suas anomalias e seus defenestradores. Entretanto, como partido organizado e atuante, ele procura reparar suas fraquezas e afastar ou excluir seus filiados envolvidos em condutas diferentes das consignadas em seu estatuto.


As realidades "Globais"
Na novela "A favorita", a mocinha principal entra numa sauna com seu segurança e ali acontece um intenso colóquio amoroso entre os dois. O apaixonado namorado da mocinha aparece à porta da sauna fechada, mas pelo seu vidro embora embaçado, presencia a cena. Abrindo a porta faz seu flagrante. A seguir, alucinado, sai correndo do local. A mocinha deixa também o local e corre atrás do namorado que diz amar, para lhe jurar que aquilo que ele presenciou, foi um momento sem importância para o seu grande amor. Finalmente, após algum tempo, ela encontra o seu bem amado, num canto de rua sossegada, já se esfregando numa pobre jovenzinha, num tenso abraço e beijo de perdido enlevo. Agora é ela que sai alucinada, procura o segurança e lhe espõe o desejo de transar com ele. Na "grobo" agora stá assim! Mulher pode... homem não! É pra preverter tudo? Então, deixa com nóis!


Forma de discordância
Se algum dia o Partido dos Trabalhadores se engajar em alguma campanha para alteração da Carta Magna de nosso país, a fim de termos um terceiro seguido mandato do presidente Lula, haverá um não em nossa voz. E se a iniciativa se concretizar, o nosso protesto contra este crime democrático, será a desfiliação! Esta é nossa posição determinadamente irreversível quanto pública.


Sacando lembranças
Nossa história comunitária, vem muito antes de nosso envolvimento partidário. Na vida profissional fomos eleitos presidente de Grêmio Sócio esportivo em empresa multinacional de mil e oitocentos empregados. E alguns anos depois, então atuando na área bancária, participamos também, voluntariamente, da parte socio recreativa de instituição financeira na condição de presidente eleito de seu Grêmio Recreativo. Já aposentado, aportamos a estas bandas nordestinas e aqui podemos dar nossa contribuição à comunidade, participando da algumas nobres e gratificantes ações, que aproveitamos para registrar, talvez algumas até já esquecidas por parte da flutuante população:
- Desenvolvemos ações que resultaram na duplicação do número de telefones da rede, na Praia do Francês, (de 136 a rede passou para 272 linhas) numa época em que linha telefônica era preciosidade rara, conseguida a preço de ouro;
-Mais tarde, através da Associação Comunitária, como participantes da diretoria foi possível obter da empresa de telefonia modificação do seu DDD. Incompreensivelmente, telefone da Praia do Francês só localmente não era interurbano.
- Tivemos uma participação ativa para a determinação de doação da área onde foi construida a Igreja de São Pedro, no qual foi de importância nosso relacionamento com o então prefeito João Lima, junto ao qual fizemos pessoalmente, diversas gestões;
-Tomamos parte ativa juntamente com outras lideranças locais, no movimento que impediu a construção de um clube social de praia, destinado com a conivência do poder público municipal, aos funcionários da Secretaria das Finanças do Estado que pretendiam ocupar uma discutida e possível área de preservação ambiental. Quanto ao regalo, alguns moradores e freqüentadores da Praia do Francês, eram favoráveis à construção desse clube recreativo exclusivo daqueles funcionários públicos, pois consideravam o projeto como benvindo e importante para o nosso do meio.


Realidade e Sonhos
Se você acredita nos seus sonhos e acha que seu futuro depende deles, não perca tempo. Vá dormir!


O tempo do tempo
Desde que chegamos à Praia do Francês, participamos de outras incontáveis ações da Associação Comunitária, representando-a em alguns eventos e assentamentos dos quais destacamos:
a) Participação como membro, do Conselho da Secretaria de Ação Social do Município; b) Participação ativa do movimento de formação do grupo coordenador da reimplantação da Bolsa Família, no município; c) Participação da II convenção regional e estadual das cidades, que culminou com a nossa indicação, como um dos eleitos representantes do Estado de Alagoas, junto a II Conferência Nacional das Cidades, ocorrida em Brasília, tendo como colega presente, o falecido presidente da Colônia de Pescadores do Município, cada qual entegrando específico segmento da sociedade.

Ainda como indicado da Associação Comunitária da Praia do Francês, participamos de vários cursos a lível estadual, dentre eles dois de proveitoso contiúdo, sobre o Estatuto das Cidades, um dos quais oferecido pelo Ministério das Cidades, que resultou como conseqüência, no desenvolvimento de algumas oficinas, sob nossa coordenação, onde se desenvolveram ações de conhecimento sobre planos diretores da uma cidade, de alguma forma oportunas, considerando as posteriores audiências públicas que envolveram a importante implantação do Plano Diretor da Cidade de Marechal Deodoro. Atualmente, representamos a Associação, na condição de membro do Conselho da Secretaria do Meio Ambiente do Município.
Em tempo: Nas eleições em curso, não somos candidatos a nada.



Maceio, um canteiro de obras
Chamada de primeira página da Gazeta de domingo, 27.07.2008: "Obras do PAC já começaram". No espaço, uma foto em grande relevo e uma legenda: "Homens e máquinas transformam Maceió num canteiro de obras com o começo dos projetos do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento. Gerenciado pelo governo estadual, o programa também gera centenas de postos de trabalho".
Aí está um bem ordenado e planificado agrupamento de projetos orçados em duzentos e trinta e nove milhões e quinhentos mil reais ( R$ 239.500.000,00) cumprindo a finalidade básica do PAC: Desenvolvimento com criação de empregos e melhoria da qualidade de vida da população.


Comparando projetos
Sobre o propalado saneamento da Praia do Francês e nossa postura em relação ao mesmo, reafirmamos que não somos nem nunca fomos contrários a quaisquer ações ou iniciativas específicas ou gerais, que visam o desenvolvimento de uma comunidade, seja ela de um segmento social, empresarial, recreativo ou cultural . Nosso passado e ação na comunidade da Praia do Francês e quicá, do município, é prova disso.

O que não podemos é permanecer omissos ou calados, diante da percepção de nossos sentidos e experiências vividas. Se vislumbrássemos qualquer lampejo de realidade nessa tão alardeada "presopopeia", nós estaríamos nos dando as mãos. Mas... sinceramente não acreditamos na seriedade de propósitos de seus autores. E creiam. Não é por isso que julgamos os seus apologistas errados. Não! Simplesmente temos pontos de vista e interpretações divergentes. Nossos ângulos de observação, raciocínio e valores, diferem. Posto isto e além disto, nossa humilde e insignificante contestação jamais teria qualquer força como obstáculo. Por quê não começaram as obras? Por impedimento da prefeitura? Valha-me Deus, o argumento! A fábrica de gêlo da Colônia de Pescadores também teve impedimento da prefeitura. E já está lá, montada, pronta e produzindo gêlo! A realidade é que a obra fora resultado de um projeto, de equipamentos, pré moldados e mão de obra com verba aprovada pelo governo Lula, desde antes do falecimento do presidente da Colônia de Pescadores, Antonio, incansável batalhador do projeto conjuntamente com o seu atual presidente Zé Ivanildo (o Nil da Colônia) por sinal ambos petistas.


De um candidato à presidência da república dos EUA
Barack Obama, candidato do Partido Democrático esteve junto ao Muro das Lamentações, em Israel, e lá deixou uma mensagem a Deus com o seguinte teor: "Proteja minha família e a mim. Perdoe-me pelos meus pecados e me ajude a me preservar do orgulho e do desespero. Dê-me a sabedoria para fazer o que é certo e justo. E faça de mim um instrumento de sua vontade"

Temos registado em nossa memória os assassinatos do presidente Kenned, do seu irmão Robert Kenned e do pastor negro M. Lutter King. E ao nos lembrarmos do que aconteceu, como aconteceu e poderá acontecer com Barack Obama, sentimos uma vontade imensa de dobrarmos nossos joelhos para repetir aquela sua oração, concluindo: Faça dele um instrumento de Sua Vontade e Poder, Ó Deus, fazendo-o sentar na cadeira presidencial dos EUA, a salvo de balas assassinas.


Um Paradigma político deste nosso Brasil
Uma grande reforma na legislação político eleitoral, é imperiosa. Mas quem tomará a iniciativa de tão intensa ação? Somente a força popular poderá provocar as necessárias alterações. Mas quem propulsionará essa força? A realidade é que não podemos continuar vivendo com uma série de aberrações legais. Não se pode mais admitir, que um suplente de senador venha a ser efetivado sem que tenha recebido um voto sequer, para representar um Estado, no senado da república . Isto é uma excrescência política! E Alagoas que já tem um representante nestas condições, poderá ter dois. Mas, afinal de contas, essa não é a realidade da nossa política? Esta situação não existe faz muito tempo? E aí, perguntamos: Tem que continuar?


Uma coisa chama a outra
E já que falamos em suplência de senador, vamos levantar aqui uma questão: Imaginemos, hipoteticamente, que um questionado candidato a prefeito em MD, suplente de Senador, vença a eleição e assuma a prefeitura. E daqui a dois anos, o senador efetivo, eleito pelo voto popular, venha a ser candidato a governador do Estado e vença as eleições. Aquele candidato feito prefeito de Marechal Deodoro vai preferir a cadeira vaga do Senado? Em caso afirmativo, a vaga de prefeito, logicamente, será ocupada por seu vice. É isso! E quem será seu vice? O TRE está com uma lista de nomes candidatos a vice em Marechal Deodoro para serem impugnados e um desses nomes é o atual vice do candidato referido. Digamos que o julgamento seja protelado e mais tarde finalmente, o mesmo tenha os seus direitos políticos cassados. No caso da vacância do cargo de prefeito, sem vice, o jeito é torcermos para que a presidência da Câmara de Vereadores esteja então sendo ocupada pelo Zé Porquinho ou o Bio Travessão ou o Ciço da Sapa.

Em tempo: Pesquisas realizadas recentemente, preveem uma vitória de FC nas eleições para governador do Estado.


Outro Paradigma Político
O político candidata-se ao cargo de prefeito, tendo como vice, sua esposa/irmão/filho/sobrinho. Ganha as eleições. Durante parte de sua gestão, desvia recursos através de conhecidas formas, efetua obras sem licitação, passa cheques sem fundo, fralda concursos, para finalmente, por ação da promoria local, ser processado e afastado do cargo ou cassado, por improbidade administrativa.
Seu parente próximo assumindo o cargo de prefeito, vai ser diferente do prefeito afastado?
Não se pode mais admitir a presença de parentes, como vices de um candidato a cargo majoritário. Isto é uma excrescência política!
Não entendendemos! Isto não é uma realidade política há muito tempo? Por quê não deixar como está?... É assim que pensa uma grande parcela de cidadãos!


Em marechal, existe PT?
Sobre os petistas, desdenhosamente qualificados por alguns desafetos ou simples apartidários, apenas queremos mencionar, um momento da atormentada vida política do município, onde pontificou a presença dos petistas, quando ficou clara a omissão e como tal, a conivência de políticos da terra e tantas outras cabeças de opinião:
-Na Operação Gabiru, levada a termo pela Polícia Federal, em que foi levado preso algemado, o "coronel mor" do município, o partido que saiu à frente do movimento de rua, foi Partido dos Trabalhadores numa ação de repúdio a tudo o que de corrupto então de afirmara e comprovara em relação a desvios e má gestão do dinheiro público. E a maioria dos políticos provinciais incluindo-se aí os hoje abnegados " benfeitores" do município, estiveram ausentes de qualquer manifestação. Medo? Covardia? "Quiçá"? Recorde-se que na ocasião, os vereadores aprovaram uma licença do prefeito com vencimentos, ele já na cadeia. Que cômoda situação, não? E por onde andam atualmente êsses vereadores?


Sobras de São João
No centro de Marechal, comenta-se que sobraram algumas espigas para assar, oferecidas a alguém. E estão garantindo que são espigas de grão de milho bem grande... falam num senhor milhão. Mas os futriqueiros de plantão afirmam que o procurado, por problemas de estômago, nao aceitou a oferta.


Candidatos... animai-vos
Se você senhor candidato a prefeito ou a vereador de Marechal Deodoro, não sair vencedor nas próximas eleições, não fique triste nem desanimado. Lembre-se que vocé já foi um espermatozóide vencedor numa maratona em que tomaram parte milhares de concorrentes!


Mas... em Marechal Existe PT?
-Foram os petistas que criaram o Fordempa. E posteriormente foi este Fórum, do qual participavam alguns petistas e outros representantes de diversos segmentos, que provocou as denúncias que culminaram com o processo apresentado pela promotoria do município, que apurou o desvio de cinqüenta e sete milhões de reais (R$ 57.000000,00) dos cofres do município, tendo como réu o prefeito atualmente afastado. (E qual foi a ação da Câmara Municipal, em relação ao caso)? Além disso, foi também aquele Fórum, quem provocou a mesma promotoria quanto ao processo que envolveu os nove vereadores da cidade.
-Num momento mais recente, quando do pedido de afastamento de todos os vereadores da Câmara Municipal de Marechal Deodoro, em função do processo de malversação de recursos e nepotismo, movido pela promotoria do município, o Partido dos Trabalhadores , após o "barraco" do prefeito, montado nas ruas centrais da cidade, "axincalhando" os edis do nosso municípiop, foi o único partido que se manifestou em repúdio à "farra" dos vereadores e aos vergonhosos acontecimentos, em Carta Aberta à população. Redigiu, imprimiu e colocou-a na rua. (Nem o seu então aliado PDT, quis participar dela).


(É de se ressaltar que o jornal Atualidades sempre esteve presente na denúncia de tão nefastos acontecimentos, assumindo posturas claras quanto independentes, proporcionando a quaisquer segmentos ou ofendidos, espaço para manifestação. Neste veículo de comunicação local, destacam-se diversos articulistas de respeito e consideração, dentre eles Neila com sua coluna Cor de Rosa Choque e Wagner, que muito bem tem gratificado a comunidade com seus preciosos ensinamentos de cuidados e esclarecimento, específicos ao seu campo de conhecimento profissional).

Como podemos constatar, os petistas estiveram presentes dando sua destacada e positiva contribuiução, enquanto a quase totalidade dos políticos da terra e outros notáveis que hoje aparecem como candidatos alardiando seu amor ao município, tem se omitido em importantes ações como por exemplo, as audiências públicas do Plano Diretor da Cidade ou nos mais difíceis momentos publicos da vida político/corrupta/ administrativa do município. Onde estavam, então, a maioria desses candidatos? Talvez escondidos em casa, escorregando nos detritos que lhes escorriam pelas pernas!


Mais um paradigma político
Analfabeto vota. Afinal, todo o cidadão brasileiro tem direitos iguais. Logo, analfabeto deve votar. Analfabeto não pode ser candidato a nada. Ué! Mas todo o cidadão brasileiro não tem direitos iguais? Isto é mais uma excrescência política. Analfabeto não deveria votar nem ser votado. Ele tem primordialmente a obrigação de alfabetizar-se e a legislação eleitoral o dever de estabelecer um grau mínimo de escolaridade e compreensão. O fato do cidadão saber assinar seu nome ou apenas ler sem entender nada do que leu, não é sinal de cidadão alfabetizado. Mas não é assim como está, que sempre funcionou? Claro! É assim que interessa a um grande contingente de políticos espertos.

No município de Marechal Deodoro existem inscritos, vinte e seis mil e quinhentos eleitores (26.500) - afirma-se que no momento, já chega à casa dos 28.000 - dos quais, dezoito mil e quinhentos (18.500) são analfabetos e/ou apenas sabem escrever o nome e/ou possuem o primário incompleto! Este número representa cerca de 70% de todo o eleitorado. Mas isso não foi sempre assim? Foi! Concordamos... e essa é uma das causas pelas quais MD está com vinte anos de atraso em seu desenvolvimento, apesar de uma grande escola profissionalizante, um polo industrial, uma bela praia, um centro bem divulgado de grastronomia de ruas esburacadas e um artesanato de invejável potencial sem maior ordenação.


Problema Genético
Será? Até que enfim! Um Dâmaso cassado! José Edmundo Dâmaso, prefeito de Anadia, foi cassado por conta da compra de votos (Gazeta 29.07.2008). Puxa vida, que bom! Bem que podia dar também cassação, compra de fazendas ou arrendamento de fazendas públicas de produção de milho!


Mais um de lá
(Óh município "bão" de homens notáveis)... Carlos Fernando Barbosa de Araújo, promotor de Anadia, foi preso e está sendo julgado como pedófilo além de acusado por abuso sexual em uma filha e numa enteada, durante anos desde que as mesmas eram crianças (Gazeta 30.07.2008).


Dito popular
Quem confere o ferro com ferro será ferido. Portanto, nosso conselho: cuidem-se! Gilmar Mendes, presidente do Superior Tribunal Federal, mandou soltar o ferro.


Aposentadorias
Existe a aposentadoria pública e a privada. E não é só rico que tem acesso às duas. Pobre também pode ter acesso às mesmas. Hoje o pobre pode conseguir a aposentadoria pública do INSS e entrar na privada. É assim: Ele depois de receber a aposentadoria pública, entra na privada fecha a porta e chora à vontade, a miséria que recebeu do INSS.


Mais uma das piadas sem graça
(Não entendemos porque gostam tanto de nos contar piada de português!)
- Ó, Manüele fastempo qtu não me procuras!

- Mazó Maria! Tamãe há quantutempo tu nãotescondes?

********************************

4 comentários:

Anônimo disse...

Petistas de araque se venderam pra o forasteiro e pra seu vice q dispensa comentários...
qualquer analfabeto sabe q um suplente qndo pleitea outro cargo e sai vitorioso perde automaticamente a suplencia!
vc nao passa de um petista demagogo sem prestigio
qro ver vcs trazerem um ministro do governo lula pra marechal, assim como fez o senador euclides q em 4 meses fez muito mais q os outros candidatos juntos

Anônimo disse...

Outro Paradigma Político q faltou ser dito...

um candidato a prefeito de marechal ate entao vereador por maceio, vai veraniar em marechal e em nome do "amor" a nossa terra decidi concorrer a prefeito, se junta com um vice q ate dias atras gritava aos quatro cantos q votassem em qualquer pessoa menos forasteiro(que acordo $era e$$e q $eu vice muda de pen$amento tao repentinamente).
seria interessante o reporter da uma satisfação a nos deodorenses de seu serviço prestado a nossa terra qndo deputado, ate pq no meu saber ele nao botou um tijolo se quer em marechal!!!

Anônimo disse...

PERSEGÇÃO

O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM MARECHAL DEODORO É UMA FRONTA COM O “MP”, SERÁ QUE NINGUÉM TOMA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS COM A ATUAL PREFEITA E SEU PAI. POIS VEM PERSEGUINDO OS FUNCIONÁRIOS E OBRIGANDO A PARTICIPAR DAS CAMINHADAS E SE NÃO COMPARECER SERÁ PUNIDO. ALGUNS FUNCIONÁRIOS JÁ ESTÃO SENDO PREJUDICADOS, É O CASO DE ALGUNS PROFESSORES QUE PERDERÃO SUAS GRATIFICAÇÕES, ONDE ESTÁ O RESPEITO E A MORALIDADE DESSE PAÍS, SERÁ QUE SÓ OS “PEQUENOS” SÃO PUNIDOS E PRESOS. ACORDA MARECHAL, ACORDA JUSTIÇA, ACORDA ELEITORES VAMOS MUDAR.

Anônimo disse...

CREDIBILIDADE

É O QUE POSSO DAR A UMA PESSOA QUE TEM UM NOME LIMPO E TEM HONESTIDADE, POIS ESSA PESSOA NÃO SE DEIXA SER CORROMPIDO E MUITO MENOS SER VENDIDO, É O QUE POSSO AFIRMAR DESSE CANDIDATO QUE Há POUCO TEMPO O CONHECI. MASSAGUEIRA PRECISA DE UM REPRESENTANTE QUE LUTE E MOSTRE A SOCIEDADE QUE EXISTEM PESSOAS HONESTA E SINCERA, É O CASO DO NOSSO AMIGO E COMPANHEIRO DEDÉ “DEDÉ DA MASSAGUEIRA” ESSE MERECE, POIS NOS TRANSMITE CONFIANÇA E TEM O TOTAL RESPESTO DO SEU POVO. EU MORO A POUCO TEMPO MAIS NUNCA VI NINGUEM FALAR TAO BEM DE UM CANDIDATO COMO EU VEJO FALAR NO DEDÉ.
FR