terça-feira, 1 de julho de 2008

Maré Alta - 30.06-2008
Arico Siarra


O forró pé de serra de crioulo doido
Este último fim de semana de junho foi um verdadeiro forró pé de serra de crioulo doido, em Marechal Deodoro. No sábado, tivemos as convenções das siglas que apoiam o candidato Euclides Mello de um lado e Junior Dâmaso de outro. No domingo, ocorreram as convenções do grupo de partidos que apoiam de um lado, o candidato Cristiano Matheus e do outro lado, aqueles partidos que apoiam o candidato João Lima.


Antes que a safra de espigas se acabe
Enquanto "A" e "B", no sábado, realizavam suas convenções, os partidos PVI (partido vou indo) e PCC (partido côncavo convexo), até então unidos, analisavam e discutiam seus contatos com outros aglomerados. Por desencontro de interesses, a união de PVI com PCC se desfez e o majoritário F, filiado do PCC mas donatário do PVI, saiu correndo, desesperado, PVI na sacola, em busca de algumas possíveis espigas que ainda estivessem disponíveis. Encontrou. O desejo de espiga assado na última fogueira de S. Pedro, ficou garantido.


Encontros e desencontros
Os interesses e tendências de candidatos dentro de alguns partidos estão gerando sérios conflitos. No PCF (partido do contra filé), por exemplo, o desagrado está bem feio. Parece que no fim, sobraram candidatos. Há quem exija que o presidente assuma o forró e abra mão de sua candidatura. Sinceramente, esperamos que o contra filé não vire carne de terceira!

Uma fábula: A raposa e as uvas
Fazem muitos anos lemos um condensado de fábulas de grande poeta grego, Fedro, do qual nos lembramos, embora vagamente, de algumas delas, dentre as quais a "Raposa e as uvas", mais ou menos assim: Uma raposa caminhava pelas redondezas de um povoado quando avistou uma parreira de uvas maduras. Sem poder alcansá-las ficou lamentando que ainda estivessem verdes. Quando já estava um pouco distante do local, ouviu o barulho da derrubada de alguma coisa e imediatamente voltou correndo pensando haver caído um cacho de uvas. Qual não foi sua decepção ao constatar que havia caído apenas um folha de parreira.


O raposão em Marechal Deodoro
O candidato "B", inusitadamente, em sua convenção, teceu rasgados elogios ao candidato "C" seu natural adversário. A esperteza do raposão é flagrante. Como a raposa não pode no momento atingir as uvas, elogia... na esperança de que elas possam cair, já que existe uma insignificante "dendenca" no seu galho.


Sabe qual é a diferença entre um saco de cimento e a maioria dos candidatos? Não? É que de um saco de cimento sempre podemos esperar algo de concreto!


Verdades ainda inconclusivas
Neste domingo o forró estava praticamente acertado, oficializando-se os quatro majoritários, candidatos a Prefeito do cobiçado município de Marechal Deodoro:
a) João Lima (candidato da terra): PMN - PT - PT do B - e ...
b) Junior Dâmaso (candidato da terra): PV - DEM (e mais um ou dois grupos) - e...
c) Cristiano Matheus ( possivelmente com dois grupos): PMDB - PC do B - PDT - PP - e...
d) Euclides Mello (formando dois ou mais grupos, com): PRB - PTB - PTC - PSDB - PR - e...


O e... de todas as candidaturas
O PDN (partido da naftalina), tanto fez turismo à cata de um bom negócio político financeiro que acabou o São João e o São Pedro sem espigas assadas e sem fogueira. Talvez tenha sobrado em algum agrupamento, um resto da matéria prima farinácia de última hora, ao qual este partido tenha se grudado, para levar avante sua pretensão de eleger um ou dois candidatos de sua sigla partidária.


A prostituíção da pureza política
O que é deprimente nisto tudo, é como os pseudo líderes políticos e seu liderados candidatos, estão destituídos de quaisquer sentimentos e consciência do que deva ser a responsabilidade e o verdadeiro sentido de uma representação popular, no que diz respeito às proporcionais (assim como as majoritárias). O objetivo básico é o de se elegerem para terem um emprego de vereador e assegurar para si e familiares, subsídios garantidos por 48 meses. Ou estamos enganados? É!... Certamente, estamos enganados!


Maiores esclarecimentos
-PDN (Partido da Naftalina): Se considerarmos o município de Marechal Deodoro uma cômoda de quarto e, gavetas de roupa, os diversos agrupamentos políticos, podemos afirmar que o PDN é uma bola de naftalina que aparece numa gaveta exalando aquele cheiro forte de presença marcante, mas que aos poucos vai se exaurindo, exaurindo, até sumir para surgir em outra gaveta de roupa.


-PCF (Partido Contra Filé): É um partido de candidatos com equilibrada base eleitoral que todos os candidatos majoritários desejam ter ao seu lado mas com alguns transtornos, sem possibilidade de coligação. A quantidade do contra filé exige demorada degustação.


-PVI (Partido Vou Indo): Partido sem vontade de querer chegar a algum lugar. Caminhando sem rumo definido. Pra onde vais? Nem sei! Vou indo... Meu negócio é outro!


-PCC (Partido Côncavo, Convexo): Aquele que vai não vai; Fica não fica; Ali ou aqui; Tem e não tem (majoritário).


Se o horário oficial do Brasil é o de Brasília, por quê a maioria dos trabalhadores brasileiros têm que trabalhar segunda e sexta-feira?

Um comentário:

Anônimo disse...

Vergonhoso e traidores

Vergonhoso é o mínimo que podemos falar, depois de tantas brigas entre Danilo, Vânilo e Galego como é conhecido e hoje estão juntos. Como presidente do partido que era, Vânilo Vendeu o partido (PSC) para forçar os outros integrantes a juntar-se ao Júnior Damaso, por alguns dias eles conseguiram mais foram surpreendidos, perdendo a Presidência do Partido. Quem pode confiar em pessoas desse nível.