domingo, 26 de abril de 2009

Brasil de todos


Por Paulo Alencar

Sentado num bar, tomando um chopinho enquanto espero meu filho e aprecio a bela Praia de Copacabana com toda essa gente alegre e bonita transitando pelo calçadão da Av. Atlântica, ouço o bate-papo de cinco senhores de idade razoavelmente avançada. Sentados à mesa ao lado permitem-me ouvir claramente a discussão. O assunto permeava entre as ações do governo do Rio de Janeiro, as maracutaias do nosso Congresso Nacional e os últimos acontecimentos do no nosso poder judiciário. O debate parecia tranqüilo até o assunto tender para o embate chulo entre ministros do Supremo. Todos faziam questão de se posicionar, ora a favor de um, ora de outro, mas sempre enfatizando a necessidade do cumprimento da legislação. Enfim, uma discussão recheada de teses moralistas, éticas e legais.
O papo seguia acalorado quando o garçom, ao trazer mais uma rodada de chope disse: “vocês só estão falando porque não estão lá, mamando também!”
Todos ficaram por instantes emudecidos e quando retomaram a conversa o assunto passou a enfocar o final do campeonato carioca entre o Flamengo e o Botafogo. Quem cala consente, diz o adágio popular.Enfim, este é o Brasil, não de todos os brasileiro, mas infelizmente de sua grande maioria

Nenhum comentário: