Maré Alta - 30.07.2008
Arico Siarra (Sabidamente, pseudônimo de A. C. Arrais)
Críticas Benvindas
É sempre muito gratificante saber que a exposição de nossas idéias chegam ao conhecimento de pessoas que muito consideramos e que necessariamente jamais as julgamos obrigadas a comungar com as nossas razões ou pactuar com nossos pontos de vista ou até nossas opções partidárias. Quanto a críticas, elas são muito bem vindas principalmente quando embasadas em argumentações que não firam a dignidade e a consciência de quem a quem são dirigidas. Elas nos ensinam, apontam caminhos e nos induzem a um permanente aperfeiçoamento.
Nossas Opções Partidárias
Sempre dissemos em encontros de eventos partidários, a parentes, visinhos, amigos ou a quem queira nos ouvir ou ler, que nós não somos o que somos porque somos petistas. Nós somos petistas porque somos como somos. Em outras palavras, as idéias expressas por nós são conseqüência do modo como vemos os acontecimentos reflexo de ações que envolvam seres humanos, tendo como forte tempero, o como somos, sem qualquer conotação partidária. Agora, se alguns leitores os veem como procedentes de mentes petistas, um tanto melhor. É a confirmação de que nossa opção foi acertada.
Se nos filiamos a um partido, isto depois de analisarmos alguns deles, é porque achamos chegada a hora de uma decisão cidadã e vimos no partido de nossa opção, maior firmeza de princípios e bandeiras defraldadas com clara determinação e credo, condizentes com nossos ideais. E isto não quer dizer que o mesmo não tenha também suas anomalias e seus defenestradores. Entretanto, como partido organizado e atuante, ele procura reparar suas fraquezas e afastar ou excluir seus filiados envolvidos em condutas diferentes das consignadas em seu estatuto.
As realidades "Globais"
Na novela "A favorita", a mocinha principal entra numa sauna com seu segurança e ali acontece um intenso colóquio amoroso entre os dois. O apaixonado namorado da mocinha aparece à porta da sauna fechada, mas pelo seu vidro embora embaçado, presencia a cena. Abrindo a porta faz seu flagrante. A seguir, alucinado, sai correndo do local. A mocinha deixa também o local e corre atrás do namorado que diz amar, para lhe jurar que aquilo que ele presenciou, foi um momento sem importância para o seu grande amor. Finalmente, após algum tempo, ela encontra o seu bem amado, num canto de rua sossegada, já se esfregando numa pobre jovenzinha, num tenso abraço e beijo de perdido enlevo. Agora é ela que sai alucinada, procura o segurança e lhe espõe o desejo de transar com ele. Na "grobo" agora stá assim! Mulher pode... homem não! É pra preverter tudo? Então, deixa com nóis!
Forma de discordância
Se algum dia o Partido dos Trabalhadores se engajar em alguma campanha para alteração da Carta Magna de nosso país, a fim de termos um terceiro seguido mandato do presidente Lula, haverá um não em nossa voz. E se a iniciativa se concretizar, o nosso protesto contra este crime democrático, será a desfiliação! Esta é nossa posição determinadamente irreversível quanto pública.
Sacando lembranças
Nossa história comunitária, vem muito antes de nosso envolvimento partidário. Na vida profissional fomos eleitos presidente de Grêmio Sócio esportivo em empresa multinacional de mil e oitocentos empregados. E alguns anos depois, então atuando na área bancária, participamos também, voluntariamente, da parte socio recreativa de instituição financeira na condição de presidente eleito de seu Grêmio Recreativo. Já aposentado, aportamos a estas bandas nordestinas e aqui podemos dar nossa contribuição à comunidade, participando da algumas nobres e gratificantes ações, que aproveitamos para registrar, talvez algumas até já esquecidas por parte da flutuante população:
- Desenvolvemos ações que resultaram na duplicação do número de telefones da rede, na Praia do Francês, (de 136 a rede passou para 272 linhas) numa época em que linha telefônica era preciosidade rara, conseguida a preço de ouro;
-Mais tarde, através da Associação Comunitária, como participantes da diretoria foi possível obter da empresa de telefonia modificação do seu DDD. Incompreensivelmente, telefone da Praia do Francês só localmente não era interurbano.
- Tivemos uma participação ativa para a determinação de doação da área onde foi construida a Igreja de São Pedro, no qual foi de importância nosso relacionamento com o então prefeito João Lima, junto ao qual fizemos pessoalmente, diversas gestões;
-Tomamos parte ativa juntamente com outras lideranças locais, no movimento que impediu a construção de um clube social de praia, destinado com a conivência do poder público municipal, aos funcionários da Secretaria das Finanças do Estado que pretendiam ocupar uma discutida e possível área de preservação ambiental. Quanto ao regalo, alguns moradores e freqüentadores da Praia do Francês, eram favoráveis à construção desse clube recreativo exclusivo daqueles funcionários públicos, pois consideravam o projeto como benvindo e importante para o nosso do meio.
Realidade e Sonhos
Se você acredita nos seus sonhos e acha que seu futuro depende deles, não perca tempo. Vá dormir!
O tempo do tempo
Desde que chegamos à Praia do Francês, participamos de outras incontáveis ações da Associação Comunitária, representando-a em alguns eventos e assentamentos dos quais destacamos:
a) Participação como membro, do Conselho da Secretaria de Ação Social do Município; b) Participação ativa do movimento de formação do grupo coordenador da reimplantação da Bolsa Família, no município; c) Participação da II convenção regional e estadual das cidades, que culminou com a nossa indicação, como um dos eleitos representantes do Estado de Alagoas, junto a II Conferência Nacional das Cidades, ocorrida em Brasília, tendo como colega presente, o falecido presidente da Colônia de Pescadores do Município, cada qual entegrando específico segmento da sociedade.
Ainda como indicado da Associação Comunitária da Praia do Francês, participamos de vários cursos a lível estadual, dentre eles dois de proveitoso contiúdo, sobre o Estatuto das Cidades, um dos quais oferecido pelo Ministério das Cidades, que resultou como conseqüência, no desenvolvimento de algumas oficinas, sob nossa coordenação, onde se desenvolveram ações de conhecimento sobre planos diretores da uma cidade, de alguma forma oportunas, considerando as posteriores audiências públicas que envolveram a importante implantação do Plano Diretor da Cidade de Marechal Deodoro. Atualmente, representamos a Associação, na condição de membro do Conselho da Secretaria do Meio Ambiente do Município.
Em tempo: Nas eleições em curso, não somos candidatos a nada.
Maceio, um canteiro de obras
Chamada de primeira página da Gazeta de domingo, 27.07.2008: "Obras do PAC já começaram". No espaço, uma foto em grande relevo e uma legenda: "Homens e máquinas transformam Maceió num canteiro de obras com o começo dos projetos do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento. Gerenciado pelo governo estadual, o programa também gera centenas de postos de trabalho".
Aí está um bem ordenado e planificado agrupamento de projetos orçados em duzentos e trinta e nove milhões e quinhentos mil reais ( R$ 239.500.000,00) cumprindo a finalidade básica do PAC: Desenvolvimento com criação de empregos e melhoria da qualidade de vida da população.
Comparando projetos
Sobre o propalado saneamento da Praia do Francês e nossa postura em relação ao mesmo, reafirmamos que não somos nem nunca fomos contrários a quaisquer ações ou iniciativas específicas ou gerais, que visam o desenvolvimento de uma comunidade, seja ela de um segmento social, empresarial, recreativo ou cultural . Nosso passado e ação na comunidade da Praia do Francês e quicá, do município, é prova disso.
O que não podemos é permanecer omissos ou calados, diante da percepção de nossos sentidos e experiências vividas. Se vislumbrássemos qualquer lampejo de realidade nessa tão alardeada "presopopeia", nós estaríamos nos dando as mãos. Mas... sinceramente não acreditamos na seriedade de propósitos de seus autores. E creiam. Não é por isso que julgamos os seus apologistas errados. Não! Simplesmente temos pontos de vista e interpretações divergentes. Nossos ângulos de observação, raciocínio e valores, diferem. Posto isto e além disto, nossa humilde e insignificante contestação jamais teria qualquer força como obstáculo. Por quê não começaram as obras? Por impedimento da prefeitura? Valha-me Deus, o argumento! A fábrica de gêlo da Colônia de Pescadores também teve impedimento da prefeitura. E já está lá, montada, pronta e produzindo gêlo! A realidade é que a obra fora resultado de um projeto, de equipamentos, pré moldados e mão de obra com verba aprovada pelo governo Lula, desde antes do falecimento do presidente da Colônia de Pescadores, Antonio, incansável batalhador do projeto conjuntamente com o seu atual presidente Zé Ivanildo (o Nil da Colônia) por sinal ambos petistas.
De um candidato à presidência da república dos EUA
Barack Obama, candidato do Partido Democrático esteve junto ao Muro das Lamentações, em Israel, e lá deixou uma mensagem a Deus com o seguinte teor: "Proteja minha família e a mim. Perdoe-me pelos meus pecados e me ajude a me preservar do orgulho e do desespero. Dê-me a sabedoria para fazer o que é certo e justo. E faça de mim um instrumento de sua vontade"
Temos registado em nossa memória os assassinatos do presidente Kenned, do seu irmão Robert Kenned e do pastor negro M. Lutter King. E ao nos lembrarmos do que aconteceu, como aconteceu e poderá acontecer com Barack Obama, sentimos uma vontade imensa de dobrarmos nossos joelhos para repetir aquela sua oração, concluindo: Faça dele um instrumento de Sua Vontade e Poder, Ó Deus, fazendo-o sentar na cadeira presidencial dos EUA, a salvo de balas assassinas.
Um Paradigma político deste nosso Brasil
Uma grande reforma na legislação político eleitoral, é imperiosa. Mas quem tomará a iniciativa de tão intensa ação? Somente a força popular poderá provocar as necessárias alterações. Mas quem propulsionará essa força? A realidade é que não podemos continuar vivendo com uma série de aberrações legais. Não se pode mais admitir, que um suplente de senador venha a ser efetivado sem que tenha recebido um voto sequer, para representar um Estado, no senado da república . Isto é uma excrescência política! E Alagoas que já tem um representante nestas condições, poderá ter dois. Mas, afinal de contas, essa não é a realidade da nossa política? Esta situação não existe faz muito tempo? E aí, perguntamos: Tem que continuar?
Uma coisa chama a outra
E já que falamos em suplência de senador, vamos levantar aqui uma questão: Imaginemos, hipoteticamente, que um questionado candidato a prefeito em MD, suplente de Senador, vença a eleição e assuma a prefeitura. E daqui a dois anos, o senador efetivo, eleito pelo voto popular, venha a ser candidato a governador do Estado e vença as eleições. Aquele candidato feito prefeito de Marechal Deodoro vai preferir a cadeira vaga do Senado? Em caso afirmativo, a vaga de prefeito, logicamente, será ocupada por seu vice. É isso! E quem será seu vice? O TRE está com uma lista de nomes candidatos a vice em Marechal Deodoro para serem impugnados e um desses nomes é o atual vice do candidato referido. Digamos que o julgamento seja protelado e mais tarde finalmente, o mesmo tenha os seus direitos políticos cassados. No caso da vacância do cargo de prefeito, sem vice, o jeito é torcermos para que a presidência da Câmara de Vereadores esteja então sendo ocupada pelo Zé Porquinho ou o Bio Travessão ou o Ciço da Sapa.
Em tempo: Pesquisas realizadas recentemente, preveem uma vitória de FC nas eleições para governador do Estado.
Outro Paradigma Político
O político candidata-se ao cargo de prefeito, tendo como vice, sua esposa/irmão/filho/sobrinho. Ganha as eleições. Durante parte de sua gestão, desvia recursos através de conhecidas formas, efetua obras sem licitação, passa cheques sem fundo, fralda concursos, para finalmente, por ação da promoria local, ser processado e afastado do cargo ou cassado, por improbidade administrativa.
Seu parente próximo assumindo o cargo de prefeito, vai ser diferente do prefeito afastado?
Não se pode mais admitir a presença de parentes, como vices de um candidato a cargo majoritário. Isto é uma excrescência política!
Não entendendemos! Isto não é uma realidade política há muito tempo? Por quê não deixar como está?... É assim que pensa uma grande parcela de cidadãos!
Em marechal, existe PT?
Sobre os petistas, desdenhosamente qualificados por alguns desafetos ou simples apartidários, apenas queremos mencionar, um momento da atormentada vida política do município, onde pontificou a presença dos petistas, quando ficou clara a omissão e como tal, a conivência de políticos da terra e tantas outras cabeças de opinião:
-Na Operação Gabiru, levada a termo pela Polícia Federal, em que foi levado preso algemado, o "coronel mor" do município, o partido que saiu à frente do movimento de rua, foi Partido dos Trabalhadores numa ação de repúdio a tudo o que de corrupto então de afirmara e comprovara em relação a desvios e má gestão do dinheiro público. E a maioria dos políticos provinciais incluindo-se aí os hoje abnegados " benfeitores" do município, estiveram ausentes de qualquer manifestação. Medo? Covardia? "Quiçá"? Recorde-se que na ocasião, os vereadores aprovaram uma licença do prefeito com vencimentos, ele já na cadeia. Que cômoda situação, não? E por onde andam atualmente êsses vereadores?
Sobras de São João
No centro de Marechal, comenta-se que sobraram algumas espigas para assar, oferecidas a alguém. E estão garantindo que são espigas de grão de milho bem grande... falam num senhor milhão. Mas os futriqueiros de plantão afirmam que o procurado, por problemas de estômago, nao aceitou a oferta.
Candidatos... animai-vos
Se você senhor candidato a prefeito ou a vereador de Marechal Deodoro, não sair vencedor nas próximas eleições, não fique triste nem desanimado. Lembre-se que vocé já foi um espermatozóide vencedor numa maratona em que tomaram parte milhares de concorrentes!
Mas... em Marechal Existe PT?
-Foram os petistas que criaram o Fordempa. E posteriormente foi este Fórum, do qual participavam alguns petistas e outros representantes de diversos segmentos, que provocou as denúncias que culminaram com o processo apresentado pela promotoria do município, que apurou o desvio de cinqüenta e sete milhões de reais (R$ 57.000000,00) dos cofres do município, tendo como réu o prefeito atualmente afastado. (E qual foi a ação da Câmara Municipal, em relação ao caso)? Além disso, foi também aquele Fórum, quem provocou a mesma promotoria quanto ao processo que envolveu os nove vereadores da cidade.
-Num momento mais recente, quando do pedido de afastamento de todos os vereadores da Câmara Municipal de Marechal Deodoro, em função do processo de malversação de recursos e nepotismo, movido pela promotoria do município, o Partido dos Trabalhadores , após o "barraco" do prefeito, montado nas ruas centrais da cidade, "axincalhando" os edis do nosso municípiop, foi o único partido que se manifestou em repúdio à "farra" dos vereadores e aos vergonhosos acontecimentos, em Carta Aberta à população. Redigiu, imprimiu e colocou-a na rua. (Nem o seu então aliado PDT, quis participar dela).
(É de se ressaltar que o jornal Atualidades sempre esteve presente na denúncia de tão nefastos acontecimentos, assumindo posturas claras quanto independentes, proporcionando a quaisquer segmentos ou ofendidos, espaço para manifestação. Neste veículo de comunicação local, destacam-se diversos articulistas de respeito e consideração, dentre eles Neila com sua coluna Cor de Rosa Choque e Wagner, que muito bem tem gratificado a comunidade com seus preciosos ensinamentos de cuidados e esclarecimento, específicos ao seu campo de conhecimento profissional).
Como podemos constatar, os petistas estiveram presentes dando sua destacada e positiva contribuiução, enquanto a quase totalidade dos políticos da terra e outros notáveis que hoje aparecem como candidatos alardiando seu amor ao município, tem se omitido em importantes ações como por exemplo, as audiências públicas do Plano Diretor da Cidade ou nos mais difíceis momentos publicos da vida político/corrupta/ administrativa do município. Onde estavam, então, a maioria desses candidatos? Talvez escondidos em casa, escorregando nos detritos que lhes escorriam pelas pernas!
Mais um paradigma político
Analfabeto vota. Afinal, todo o cidadão brasileiro tem direitos iguais. Logo, analfabeto deve votar. Analfabeto não pode ser candidato a nada. Ué! Mas todo o cidadão brasileiro não tem direitos iguais? Isto é mais uma excrescência política. Analfabeto não deveria votar nem ser votado. Ele tem primordialmente a obrigação de alfabetizar-se e a legislação eleitoral o dever de estabelecer um grau mínimo de escolaridade e compreensão. O fato do cidadão saber assinar seu nome ou apenas ler sem entender nada do que leu, não é sinal de cidadão alfabetizado. Mas não é assim como está, que sempre funcionou? Claro! É assim que interessa a um grande contingente de políticos espertos.
No município de Marechal Deodoro existem inscritos, vinte e seis mil e quinhentos eleitores (26.500) - afirma-se que no momento, já chega à casa dos 28.000 - dos quais, dezoito mil e quinhentos (18.500) são analfabetos e/ou apenas sabem escrever o nome e/ou possuem o primário incompleto! Este número representa cerca de 70% de todo o eleitorado. Mas isso não foi sempre assim? Foi! Concordamos... e essa é uma das causas pelas quais MD está com vinte anos de atraso em seu desenvolvimento, apesar de uma grande escola profissionalizante, um polo industrial, uma bela praia, um centro bem divulgado de grastronomia de ruas esburacadas e um artesanato de invejável potencial sem maior ordenação.
Problema Genético
Será? Até que enfim! Um Dâmaso cassado! José Edmundo Dâmaso, prefeito de Anadia, foi cassado por conta da compra de votos (Gazeta 29.07.2008). Puxa vida, que bom! Bem que podia dar também cassação, compra de fazendas ou arrendamento de fazendas públicas de produção de milho!
Mais um de lá
(Óh município "bão" de homens notáveis)... Carlos Fernando Barbosa de Araújo, promotor de Anadia, foi preso e está sendo julgado como pedófilo além de acusado por abuso sexual em uma filha e numa enteada, durante anos desde que as mesmas eram crianças (Gazeta 30.07.2008).
Dito popular
Quem confere o ferro com ferro será ferido. Portanto, nosso conselho: cuidem-se! Gilmar Mendes, presidente do Superior Tribunal Federal, mandou soltar o ferro.
Aposentadorias
Existe a aposentadoria pública e a privada. E não é só rico que tem acesso às duas. Pobre também pode ter acesso às mesmas. Hoje o pobre pode conseguir a aposentadoria pública do INSS e entrar na privada. É assim: Ele depois de receber a aposentadoria pública, entra na privada fecha a porta e chora à vontade, a miséria que recebeu do INSS.
Mais uma das piadas sem graça
(Não entendemos porque gostam tanto de nos contar piada de português!)
- Ó, Manüele fastempo qtu não me procuras!
- Mazó Maria! Tamãe há quantutempo tu nãotescondes?
********************************
quinta-feira, 31 de julho de 2008
terça-feira, 29 de julho de 2008
VISÃO FEMININA
QUANTO CUSTA TER UM CÂNCER?
Ei? Não pensem que isso é matéria de baixo astral não! É só a constatação de uma situação corriqueira. Sim, porque com o avanço tecnológico e o bombardeio de informações, só não se cuida quem não quer!
Quem acompanhou OS casOS de Ana Maria Braga? Sou uma ardorosa fã dela. E agora mais recentemente Patrícia Pilar com uma metástase óssea, ao que parece, e está aí na luta... e na telinha!
Lembro que quando eu era pequena a palavra CÂNCER nem era citada, aliás eram tantos os sinônimos... A COISA RUIM, AQUELA DOENÇA, AQUELA QUE MATA e por aí vai. Onde faço o tratamento quimioterápico tenho várias colegas que encaram dentro da normalidade possível até há aquelas que dizem que é uma vacina, que o cabelo caiu por causa do estres! Eu por exemplo, assumi minha carequinha, tal qual o fiz no meu primeiro câncer, só que desta vez mais esperta... tatuei minha sombrancelha: Sem cabelos sim, mas SEM SOBRANCELHAS NUNCA! Faço uma maquiagem mais carregada, adooorooo um batom vermelhão, bastante rímel nos cílios que ficaram, um salto alto e me mando para o Shopping.
Ok, tem gente que lança aquele olhar de nooossa ela ainda anda? Ou então COITADIIINHA, sinto até as lágrimas brotando em seus olhos. Ainda tem aquele comentário maldoso: tem doida pra tudo, é mãe de santo ou tá lançando moda... juro a vocês. Para esses últimos penso que estou em treinamento para monja budista, estou vendo se me adapto a ter paciência. O mais interessante mesmo são as crianças... elas são tão puras, umas delícias... se espantam e dizem em alto e bom som: OLHA UMA MULHER CARECA! Os pais querem morrer rsrsrsrs, e quando pedem para passar a mão na minha careca então? ( que por sinal está sempre reluzente, não me adapto a perucas, uma vez coloquei uma e me senti um perfeito Yorkshire, e aqueles lencinhos aff... gosto não! No máximo um chapéu para proteger do sol ) se os pais não derem um solavanco no braço do pequeno... abaixo-me e deixo ele passar a mão.
Agora o que massageia o ego mesmo, são as paqueradas ( estou SEPARADA para os desinformados ) teve um cidadão que me seguiu escada rolante acima dizendo: Admiro uma mulher de ATITUDE assim como você, e me chamou para um choppinho na ilha do chopp!
Claro que tem aqueles dias, logo após a quimioterapia que tudo o que eu quero é MINHA CAMINHA e assistir filmes, os amigos que já sabem e emprestam filmes aos montes é de fazer inveja a uma grande locadora! Quando consigo levantar e abrir meus e-mail's adoro as piadas que arrancam sorrisos do fundo da ALMA, só detesto aquelas correntes... Os torpedinhos carinhosos que me enviam... huuuummm... uma delícia ser assim afagada! Aliás, obrigada a TODOS vocês. E a um BORBOLETINHO em especial...
As palavras daquele homem naquela tarde, me levaram a uma reflexão: Realmente, é preciso TER ATITUDE... e muita!!!
ENCARANDO DESSA FORMA, TER UM CÂNCER TE CUSTARÁ APENAS UM POUCO MAIS DE OTIMISMO!!!
Que tal você que está aí todo(a) jururú ir dar uma rebolada no shopping? Se fores um CUECA... sem rebolados, ok? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
PS: Para os curiosos... NÃO ACEITEI O CHOPPINHO.
Neila Ciglioni
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Maré Alta - 25.07.2008
Arico Siarra (Sabidamente, pseudônimo de A. C. Arrais)
Ainda o pseudo projeto de saneamento do Francês
Como conseqüência de nossa e outras manifestações sobre o tema, "saneamento para o Francês", destacamos alguns trechos dos comentários de dois leitores deste blog, dando sua opinião a respeito.
1. "Qual a diferença se os recursos estão vindo ou não na hora certa? O que importa é que estarão servindo para causas nobres e serão realmente aplicados. Os recursos estão vindo do governo de Lula que é petista........ a grana seja bem vinda!"
2. "É inaceitável que ainda existam...... benefícios de novas obras e benfeitorias .... próprios membros do partido do presidente...... O povo precisa aprender a separar o joio do trigo."
Existem diferenças
As diferenças, são sim, sérios paradigmas. E as causas nobres, questionáveis. Esses invisíveis recursos, segundo foi afirmado numa reunião na Associação Comunitária da Praia do Francês há cerca de um ano, já existiam para uma ação imediata de obras.
Posteriormente, houve mais uma enrolação nos salões nobres do palácio do governo estadual onde assistimos a um faz de conta de assinaturas de convênios cheio de holofotes pré eleitorais. E só faltava este cerimonial para que as obras começassem. Houve ainda a intrincada exposição de "técnicos" demonstrando (?) o projeto e seus minuciosos traçados. Não acreditamos que, existindo ali algum engenheiro civil presente, minimamente capacitado, tenha ele ficado satisfeito com a empulhação do explicitado. E, com isso, o início do fantasmagórico saneamento ficou para o fim do ano (passado).
Mas... que coisa hein! Nada se iniciou! Veio a desculpa: Os comerciantes solicitaram que as obras não fossem iniciadas na alta temporada. Elas começarão, então, logo após o carnaval, certo? Errado! Com a quarta feira de cinzas, o pierrot se foi também. E, até fins de junho passado, nada foi realizado!
Não obstante... sem problema! Arrumamos um bode espiatório para justificar o não cumprimento da promessa... Taí.... a ingénua prefeita! (Existe um negócio que certamente dá voto, pensam: O envolvimento dos Dâmasos. Já chafurdamos o pai. Agora só falta a filha! (Pobre raciocínio! Estamos convictos que se DD se candidatasse mais uma dezena de vezes, para infelicidade da comunidade deodorense, ele seria eleito em todas. Não por suas virtudes. Mas sim, pela absoluta falta de méritos verdadeiros de seus opositores)
Inda bem, caro leitor, que este como outro elefante branco (o do terminal) foram apenas fantasias demagogas, cuja grana certamente não precisou voltar, porque possivelmente nunca veio.
Recursos do governo do petista Lula
É muito salutar que os leitores que nos prestigiam com seu interesse, tenham demonstrado pelo menos a consciência de que os recursos - esses que dizem terem arrumado - são fruto de uma política positiva do governo Lula, - nunca antes ocorrido neste país - decisivo para o surto de desenvolvimento do nosso Brasil. Lamentavelmenrte, o que vemos em todos os estados brasileiros, é muito desvirtuamento e desvio de recursos que deveriam ser aplicados em benefício exclusivo de projetos de obras que visassem a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Porém, o que constatamos, é que muitos políticos e segmentos com acesso a essa enorme massa de recursos colocados à disposição pelo governo Lula, não apresentam a desejada honestidade e competência para a correta aplicação dos mesmos. É só acompanhar a difícil tarefa da Polícia Federal. Para não nos alongarmos demais com o assunto, servimo-nos do noticiário cotidiano, para expor alguns exemplares do que poderemos aguardar:
1)- "A Polícia Federal realiza buscas nos gabinete dos deputados João Magalhães (PMDB-MG) e Ademir Camilo (PDT-MG) durante a operação nesta sexta-feira para combater o desvio de dinheiro público para casas populares e estações de tratamento de esgoto em vários municípios. O desfalque atingia as chamadas Transferências Voluntárias, que compreendem recursos financeiros repassados pela União aos Estados, Distrito Federal e municípios em decorrência da celebração de convênios ou empréstimos cedidos pela Caixa Econômica Federal e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). De acordo com a polícia, parte dessas transferências se destinam a custear obras do PAC (Programa de Aceleração Crescimento). A Polícia Federal informou que os projetos apresentados pelo esquema receberam o repasse de R$ 700 milhões, e a operação pode impedir que mais R$ 2 bilhões tenham o mesmo destino". Partidos envolvidos: PMDB e PDT
2)- "Prefeito de Toritama/PE (PPS) foi preso por aquisições superfaturadas, desvio de recursos federais e malversação de outros recursos públicos". Partido envolvido: PPS.
3)- "Depois de duas horas de buscas em um apartamento em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, três equipes da Polícia Federal (PF) chefiadas por um delegado do setor de Inteligência prenderam, na manhã de hoje, o deputado estadual Álvaro Lins. A tese da PF é a de que ele está em crime permanente de lavagem de dinheiro, por ser residente em imóvel adquirido com verba suspeita. A acusação dos federais é a de que o apartamento, teoricamente, foi obtido a partir de ilícitos recebidos enquanto ele ocupava a chefia da Polícia Civil do Rio". Partido envolvido: PMDB
4)- "A Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR-1) denunciou à Justiça o prefeito de Novo Mundo (MT), Nelson Baumgratz, os empresários Darci José Vedoin e Luiz Antônio Trevisan Vedoin, donos da Planam, e Alessandra Trevisan Vedoin, acusados de envolvimento na Máfia dos Sanguessugas. O grupo articulava a compra superfaturada de ambulâncias, esquema desarticulado pela Polícia Federal em maio de 2006". Partido envolvido: PPS e outros diversos políticos e conseqüentes partidos
5)- "O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou soltar hoje o ex-senador Mario Calixto Filho (PMDB-RO). Ele havia sido preso em abril deste ano na Operação Titanic, da Polícia Federal (PF), sob acusação de tráfico de influência. O alvo da operação era uma quadrilha que atuaria na importação subfaturada de automóveis e mercadorias de luxo. Dos mais de 20 presos na operação, apenas o ex-senador permanecia detido". Partido envolvido: PMDB
Obs.: Os grifos dos textos são nossos.
Vigilância redobrada
O governo do petista presidente Lula, destinou para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) R$ 503.900.000.000,00 (quinhentos e tres bilhões e novecentos milhões de reais) que serão aplicados através dos governantes de Estados e prefeitos de Municípios deste nosso Brasil. Diante de tantos políticos inescrupulosos, temos de nos posicionar vigilantes para que esta fantástica massa de recursos tenham uma real quanto íntegra destinação, porque somente TCU e PF não darão conta dos descalabros que poderão ocorrer.
Mas... qual a solução?
Em nosso entender existe uma forma do povo, da comunidade, de cada cidadão fiscalizar a utilização dessa montanha de recursos: Projetos claros e abrangentes, discutidos com a comunidade, embasados no Plano Diretor e conjugados com uma transparência absolutamente acessível a cada cidadão. Fora desta condição, o que for prometido ou oferecido aliatoriamente a qualquer núcleo populacional é engodo, demagogia, empulhação.
Arico Siarra (Sabidamente, pseudônimo de A. C. Arrais)
Ainda o pseudo projeto de saneamento do Francês
Como conseqüência de nossa e outras manifestações sobre o tema, "saneamento para o Francês", destacamos alguns trechos dos comentários de dois leitores deste blog, dando sua opinião a respeito.
1. "Qual a diferença se os recursos estão vindo ou não na hora certa? O que importa é que estarão servindo para causas nobres e serão realmente aplicados. Os recursos estão vindo do governo de Lula que é petista........ a grana seja bem vinda!"
2. "É inaceitável que ainda existam...... benefícios de novas obras e benfeitorias .... próprios membros do partido do presidente...... O povo precisa aprender a separar o joio do trigo."
Existem diferenças
As diferenças, são sim, sérios paradigmas. E as causas nobres, questionáveis. Esses invisíveis recursos, segundo foi afirmado numa reunião na Associação Comunitária da Praia do Francês há cerca de um ano, já existiam para uma ação imediata de obras.
Posteriormente, houve mais uma enrolação nos salões nobres do palácio do governo estadual onde assistimos a um faz de conta de assinaturas de convênios cheio de holofotes pré eleitorais. E só faltava este cerimonial para que as obras começassem. Houve ainda a intrincada exposição de "técnicos" demonstrando (?) o projeto e seus minuciosos traçados. Não acreditamos que, existindo ali algum engenheiro civil presente, minimamente capacitado, tenha ele ficado satisfeito com a empulhação do explicitado. E, com isso, o início do fantasmagórico saneamento ficou para o fim do ano (passado).
Mas... que coisa hein! Nada se iniciou! Veio a desculpa: Os comerciantes solicitaram que as obras não fossem iniciadas na alta temporada. Elas começarão, então, logo após o carnaval, certo? Errado! Com a quarta feira de cinzas, o pierrot se foi também. E, até fins de junho passado, nada foi realizado!
Não obstante... sem problema! Arrumamos um bode espiatório para justificar o não cumprimento da promessa... Taí.... a ingénua prefeita! (Existe um negócio que certamente dá voto, pensam: O envolvimento dos Dâmasos. Já chafurdamos o pai. Agora só falta a filha! (Pobre raciocínio! Estamos convictos que se DD se candidatasse mais uma dezena de vezes, para infelicidade da comunidade deodorense, ele seria eleito em todas. Não por suas virtudes. Mas sim, pela absoluta falta de méritos verdadeiros de seus opositores)
Inda bem, caro leitor, que este como outro elefante branco (o do terminal) foram apenas fantasias demagogas, cuja grana certamente não precisou voltar, porque possivelmente nunca veio.
Recursos do governo do petista Lula
É muito salutar que os leitores que nos prestigiam com seu interesse, tenham demonstrado pelo menos a consciência de que os recursos - esses que dizem terem arrumado - são fruto de uma política positiva do governo Lula, - nunca antes ocorrido neste país - decisivo para o surto de desenvolvimento do nosso Brasil. Lamentavelmenrte, o que vemos em todos os estados brasileiros, é muito desvirtuamento e desvio de recursos que deveriam ser aplicados em benefício exclusivo de projetos de obras que visassem a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Porém, o que constatamos, é que muitos políticos e segmentos com acesso a essa enorme massa de recursos colocados à disposição pelo governo Lula, não apresentam a desejada honestidade e competência para a correta aplicação dos mesmos. É só acompanhar a difícil tarefa da Polícia Federal. Para não nos alongarmos demais com o assunto, servimo-nos do noticiário cotidiano, para expor alguns exemplares do que poderemos aguardar:
1)- "A Polícia Federal realiza buscas nos gabinete dos deputados João Magalhães (PMDB-MG) e Ademir Camilo (PDT-MG) durante a operação nesta sexta-feira para combater o desvio de dinheiro público para casas populares e estações de tratamento de esgoto em vários municípios. O desfalque atingia as chamadas Transferências Voluntárias, que compreendem recursos financeiros repassados pela União aos Estados, Distrito Federal e municípios em decorrência da celebração de convênios ou empréstimos cedidos pela Caixa Econômica Federal e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). De acordo com a polícia, parte dessas transferências se destinam a custear obras do PAC (Programa de Aceleração Crescimento). A Polícia Federal informou que os projetos apresentados pelo esquema receberam o repasse de R$ 700 milhões, e a operação pode impedir que mais R$ 2 bilhões tenham o mesmo destino". Partidos envolvidos: PMDB e PDT
2)- "Prefeito de Toritama/PE (PPS) foi preso por aquisições superfaturadas, desvio de recursos federais e malversação de outros recursos públicos". Partido envolvido: PPS.
3)- "Depois de duas horas de buscas em um apartamento em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, três equipes da Polícia Federal (PF) chefiadas por um delegado do setor de Inteligência prenderam, na manhã de hoje, o deputado estadual Álvaro Lins. A tese da PF é a de que ele está em crime permanente de lavagem de dinheiro, por ser residente em imóvel adquirido com verba suspeita. A acusação dos federais é a de que o apartamento, teoricamente, foi obtido a partir de ilícitos recebidos enquanto ele ocupava a chefia da Polícia Civil do Rio". Partido envolvido: PMDB
4)- "A Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR-1) denunciou à Justiça o prefeito de Novo Mundo (MT), Nelson Baumgratz, os empresários Darci José Vedoin e Luiz Antônio Trevisan Vedoin, donos da Planam, e Alessandra Trevisan Vedoin, acusados de envolvimento na Máfia dos Sanguessugas. O grupo articulava a compra superfaturada de ambulâncias, esquema desarticulado pela Polícia Federal em maio de 2006". Partido envolvido: PPS e outros diversos políticos e conseqüentes partidos
5)- "O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou soltar hoje o ex-senador Mario Calixto Filho (PMDB-RO). Ele havia sido preso em abril deste ano na Operação Titanic, da Polícia Federal (PF), sob acusação de tráfico de influência. O alvo da operação era uma quadrilha que atuaria na importação subfaturada de automóveis e mercadorias de luxo. Dos mais de 20 presos na operação, apenas o ex-senador permanecia detido". Partido envolvido: PMDB
Obs.: Os grifos dos textos são nossos.
Vigilância redobrada
O governo do petista presidente Lula, destinou para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) R$ 503.900.000.000,00 (quinhentos e tres bilhões e novecentos milhões de reais) que serão aplicados através dos governantes de Estados e prefeitos de Municípios deste nosso Brasil. Diante de tantos políticos inescrupulosos, temos de nos posicionar vigilantes para que esta fantástica massa de recursos tenham uma real quanto íntegra destinação, porque somente TCU e PF não darão conta dos descalabros que poderão ocorrer.
Mas... qual a solução?
Em nosso entender existe uma forma do povo, da comunidade, de cada cidadão fiscalizar a utilização dessa montanha de recursos: Projetos claros e abrangentes, discutidos com a comunidade, embasados no Plano Diretor e conjugados com uma transparência absolutamente acessível a cada cidadão. Fora desta condição, o que for prometido ou oferecido aliatoriamente a qualquer núcleo populacional é engodo, demagogia, empulhação.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
PADRE ANTÔNIO MARIA PREPARA NOVO CD
O Padre Antônio Maria, que mantém o Santuário da Mãe Rainha em Coruripe, mais precisamente na Lagoa do Pau, localidade que ele prefere chamar de Lagoa da Paz, está preparando seu novo CD. Numa estrutura que criou e hoje é uma de suas preferidas, o padre trouxe para as férias 30 de seus 40 "filhos", crianças que mantém no Centro Educacional Catarina Kentenich em SãoPaulo. O Centro Educacional compreende uma creche, um centro juvenil e um abrigo para 300 crianças carentes.
Em Alagoas, Antônio Maria aproveita o seu tempo para preparar seu novo disco que deverá ser de orações. Realiza ainda alguns shows, entre outras atividades.
Mais uma vez o ATUALIDADES aproveita sua estada na Lagoa da Paz para um bate-papo onde ele revela seus planos e demonstra a especial atenção que tem para com as crianças. Mesmo com carinho e dedicação, não deixa de ser firme na educação da meninada, "preparando-as para a vida que chega a ser desumana, mas perto de Deus e da Mãe Rainha tudo se consegue".
Edvane Alencar e Verônica Guimarães (foto), lhe entregaram os últimos exemplares do ATUALIDADES que o padre agradeceu dizendo gostar de lê-lo quando os recebe.
É DADA A LARGADA
EUCLYDES SAI NA FRENTE COM COLLOR
O candidato a Prefeito de Marechal Deodoro deu início a sua campanha na direção da cadeira maior da Prefeitura de Marechal Deodoro, com uma carreata com mais de 150 carros. A estrela do evento foi o Senador Fernando Collor de Mello, primo de Euclydes, que arrastou sob uma chuva constante um grande número de amigos e eleitores. Depois de circular por quase todo município a carreata parou na Terra da Esperança para um breve comício. Na oportunidade Collor conclamou a todos os presentes a se unir na busca de uma mudança e da liberdade dos grilhões impostos pelos Dâmasos nos últimos anos. Euclydes afirmou ser necessário que toda a comunidade "perca o medo para enfrentar o Gabiru e a Gabiroa" que vêm desviando fábulas de dinheiro para o Pará.
Em seguida a comitiva, ainda sob forte chuva, caminhou pela rua São Pedro em direção ao centro da cidade cumprimentando os moradores que maciçamente se posicionavam com guarda-chuvas às portas de suas casas. No Cais da Lancha novo comício, com as falas dos candidatos a vereador pela coligação Muda Marechal.
Diante da presença da família Dâmaso, que presenciou todos os discursos, Euclydes desafiou o prefeito afastado para passar a tratar melhor o funcionalismo se colocando como defensor dessa classe (funcionalismo público municipal) que vem sendo oprimida. Na oportunidade Mello voltou a se referir à atitude da prefeita Danielli Dâmaso em se negar a assinar a autorização para as obras do saneamento do Francês como um ato mesquinho, abominável e demonstrando que em Marechal eles não pensam no povo e sim em desviar mais recursos públicos. Collor mais uma vez disse ser necessário mudar para se libertar da tirania dos atuais administradores.
quarta-feira, 16 de julho de 2008
DESOLAÇÃO NA ORLA DO FRANCÊS
MAIS BARRACAS AO CHÃO
Mais uma das 34 barracas que existiam na orla do Povoado da Praia do Francês foi demolida. Desta feita foi a do Olival, um dos poucos nativos que lá se estabeleceram desde o início da construção das barracas. Segundo informações passadas pelos funcionários do SPU, mais três barracas, cujos processos de reintegração de posse estão conclusos, ou seja, foram julgados não cabendo mais recursos, deverão ser demolidas em breves dias. Essas barracas serão a do Pintinho, Olinda e Tarrafa’s. Com mais essas barracas demolidas serão mais famílias desamparadas e carentes de novas fontes de renda.
A SITUAÇÃO PODERIA SER OUTRA
A situação poderia ter sido evitada se os proprietários, na gestão do ex-prefeito João Lima, não se deixassem levar pelo conto da sereia emitido por um deles e mantivessem o acordo entre a Prefeitura, SPU, Associação dos Proprietários das Barracas e ainda com o aval da Empresa Alagoana de Turismo e ABAVE. Outra grande oportunidade para que não houvesse as demolições seria se o prefeito afastado Danilo tivesse concordado em assumir a gestão da área junto ao órgão federal e o disciplinamento do uso do solo em outras condições.
A situação poderia ter sido evitada se os proprietários, na gestão do ex-prefeito João Lima, não se deixassem levar pelo conto da sereia emitido por um deles e mantivessem o acordo entre a Prefeitura, SPU, Associação dos Proprietários das Barracas e ainda com o aval da Empresa Alagoana de Turismo e ABAVE. Outra grande oportunidade para que não houvesse as demolições seria se o prefeito afastado Danilo tivesse concordado em assumir a gestão da área junto ao órgão federal e o disciplinamento do uso do solo em outras condições.
ESPERTALHÕES
Muitos espertalhões se aproveitaram, principalmente da inocência e do desespero dos nativos e mais humildes, com promessas de ingerências políticas ou gestões jurídicas que os tirariam daquela situação. Já ameaçados e sob uma enorme pressão, ainda tiveram que disponibilizar suas economias para procedimentos que de há muito sabía-se inócuos.
Muitos espertalhões se aproveitaram, principalmente da inocência e do desespero dos nativos e mais humildes, com promessas de ingerências políticas ou gestões jurídicas que os tirariam daquela situação. Já ameaçados e sob uma enorme pressão, ainda tiveram que disponibilizar suas economias para procedimentos que de há muito sabía-se inócuos.
A ESPERANÇA
Resta agora a esperança que ao fim desse processo possa ser executado, numa nova gestão municipal, um novo projeto de urbanização contando com a simpatia do SPU, com menores barracas (em tamanho e quantidade), áreas de lazer para a comunidade com quadras de esporte, play-grounds, entre outros equipamentos públicos. Os novos proprietários terão que se submeter a uma concorrência pública para assumirem seus novos estabelecimentos e os nativos do município deverão ter prioridade na seleção.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Maré Alta - l4.07.2008
Arico Siarra (sabidamente, o pseudônimo de A. C. Arrais)
Projeto de Obra Estadual
Está lá registrado: Atualidades n° 80 de 15 de maio de 2008. "O vereador Petrúcio Soares (Dr. Fifi) apresentou o projeto de sua autoria que prevê a extensão do alargamento da via (Divaldo Suruagy - grifo nosso) por mais três metros em um dos lados desde Cruz das Almas até a Barra de São Miguel".
Nós simples cidadãos de uma comunidade, reconhecendo nossos limitados conhecimentos, gostaríamos de maiores e mais detalhadas informações sobre tão importante quanto ousada obra inter-municipal. Eis nossa dúvidas:
a) Pode um simples vereador de um município apresentar um projeto de sua autoria, a título de complemento que seja, de um projeto de obras em via estadual?
b) Pode um vereador de um município apresentar um projeto de obras abrangentes, envolvendo outros dois municípios?
c) Pode um vereador apresentar projeto que envolva gastos ou dispêndios para o município?
d) Projetos dessa ordem não são da alçada do executivo?
e) E, finalmente: Esse projeto foi apresentado para aprovação na Câmara Municipal de Marechal Deodoro? E se o foi, foi aprovado?
Quanta dúvida a triturar nossa memória!
A quase coincidência
Há uns poucos anos um outro vereador de MD, também falava de um projeto de sua autoria (na realidade um ofício) encaminhado ao governador do estado, em que o mesmo solicitava o início das obras da duplicação de Via AL 101 Sul (Divaldo Suruagy). O governador de então, deve ter ficado muito preocupado com noites mal dormidas. É possível que o início dessas obras comecem logo, logo, se os vereadores continuarem a se empenhar no assunto, quem sabe: formando um só bloco com os candidatos a prefeito de Marechal Deodoro!
Afinal! sim ou não?
Amigos e nossos relacionados têm nos telefonado e feito algumas abordagens, questionando-nos a respeito de nossa posição sobre a questão do projeto de saneamento do Francês. Estranham alguns deles, cidadãos cuja opinião respeitamos e reconhecemos como sincera, de que nós não estejamos a favor da iniciação de tais obras. Nós temos consciência da importância dos melhoramentos imprescindíveis para a Praia do Francês. Não esses como as de sanaeamento ou os de um terminal e outros tantos que surgem aleatoriamente apresentados por políticos de plantão que ciclicamente aparecem na berlinda como candidatos demagogos a algum cargo para tirar proveito financeiro com projetos onde certamente não será investida plenamente a verba destinada aos mesmos. A questão é só uma: não acreditamos em milagres mirabolantes pré eleitorais. Esses políticos que vem se apresentando como patronos de tais obras são todos, no mínimo, redículos políticos "caras de pau" que aparecem em época de eleição com projetos debaixo do braço, irrealisáveis, pretendendo colocar na testa de cada cidadão de nossa comunidade um selo de idiota.
Plano Diretor da Cidade
Os candidatos, antes de eleitos, já estão jogando na cesta do lixo o Plano Diretor da Cidade de Marechal Deodoro!
Num passado recente, nossa contribuição foi a de nos aperfeiçoarmos em matéria sobre o Plano Diretor da Cidade. A título de referência, realizamos algumas oficinas a fim de levar a uma parte da comunidade, um pouco mais de conhecimento sobre tão relevante assunto. Posteriormente houve algumas audiências públicas sobre o tema para finalmente ser aprovado o Pano Diretor da Cidade conforme determinado por legislação vigente.
Deste modo, para nós, hoje, o que deverá nortear todo e qualquer projeto no município de Marechal Deodoro é o que estiver contido nesse plano. Tudo o que aparecer à margem desse guia de desenvolvimento para a nossa comunidade, nós consideramos como a mais pura e ignóbel demagogia vinda de políticos aproveitadores que no mínimo vêem no município um grande potencial para ali se locupletarem, fazendo seu pé de meia, com o qual darão um pé na bunda de cada um.
E o envolvimento do Estado?
O governo do estado, que vem sendo envolvido nessas jogadas politiqueiras só é possível porque Alagoas tem um chefe de governo muito ruim e de fácil manipulação. Ao invés de se prestar à conivência de interesseiros , porque o Governo do Estado não trata de iniciar as obras da duplicação da pista da "Divaldo Suruagy", prometida para ser iniciada faz mais de ano e até o momento nem as margens cheias de mato estão sendo limpas . A verba destinada a esse grande e necessário projeto, não corre o risco de ser devolvida? É mentira que diversos orgãos do meio ambiente se opõem ao projeto?
Porque os manipuladores do projeto do saneamento do Francês vêm com o surrado argumento de falsa consciência da devolução de verba? Ou também é mentira as reiteradas afirmativas de que existe verba para tal melhoramento? Ou é verdade que aqueles mesmos órgãos se opõem ao demagogo e eleitoreiro projeto do Francês? Ou é verdade que tais órgãos não precisam opinar sobre tais espécies de projetos? Ou é mentira o que trouxe a público a prefeita em exercício de Marechal Deodoro, afirmando que faltam no processo do projeto de saneamento, os pareceres dos órgãos do meio ambiente?
A comunidade precisa tomar consciência, isso sim, de que essas espécimes de políticos, nos acham fácil massa de manobra!
Sabem qual a diferença entre esses políticos e um saco de cimento? Não! É que de um saco de cimento sempre se pode esperar alguma coisa de concreto!
Uma conclusão?
Nenhum candidato a prefeito de Marecha Deodoro, nas eleições deste ano, está minimamente à altura das efetivas necessidades do município.
O que nos espera? Que, pelo menos, a justiça e a polícia federal apareça para que se cumpra alguma limpeza nesta terra de ninguém. A sujeira está por aí, andando livremente pelas ruas da cidade que possui um dos mais dignos nomes de uma família de bravos filhos da terra: Marechal Deodoro (da Fonseca).
Arico Siarra (sabidamente, o pseudônimo de A. C. Arrais)
Projeto de Obra Estadual
Está lá registrado: Atualidades n° 80 de 15 de maio de 2008. "O vereador Petrúcio Soares (Dr. Fifi) apresentou o projeto de sua autoria que prevê a extensão do alargamento da via (Divaldo Suruagy - grifo nosso) por mais três metros em um dos lados desde Cruz das Almas até a Barra de São Miguel".
Nós simples cidadãos de uma comunidade, reconhecendo nossos limitados conhecimentos, gostaríamos de maiores e mais detalhadas informações sobre tão importante quanto ousada obra inter-municipal. Eis nossa dúvidas:
a) Pode um simples vereador de um município apresentar um projeto de sua autoria, a título de complemento que seja, de um projeto de obras em via estadual?
b) Pode um vereador de um município apresentar um projeto de obras abrangentes, envolvendo outros dois municípios?
c) Pode um vereador apresentar projeto que envolva gastos ou dispêndios para o município?
d) Projetos dessa ordem não são da alçada do executivo?
e) E, finalmente: Esse projeto foi apresentado para aprovação na Câmara Municipal de Marechal Deodoro? E se o foi, foi aprovado?
Quanta dúvida a triturar nossa memória!
A quase coincidência
Há uns poucos anos um outro vereador de MD, também falava de um projeto de sua autoria (na realidade um ofício) encaminhado ao governador do estado, em que o mesmo solicitava o início das obras da duplicação de Via AL 101 Sul (Divaldo Suruagy). O governador de então, deve ter ficado muito preocupado com noites mal dormidas. É possível que o início dessas obras comecem logo, logo, se os vereadores continuarem a se empenhar no assunto, quem sabe: formando um só bloco com os candidatos a prefeito de Marechal Deodoro!
Afinal! sim ou não?
Amigos e nossos relacionados têm nos telefonado e feito algumas abordagens, questionando-nos a respeito de nossa posição sobre a questão do projeto de saneamento do Francês. Estranham alguns deles, cidadãos cuja opinião respeitamos e reconhecemos como sincera, de que nós não estejamos a favor da iniciação de tais obras. Nós temos consciência da importância dos melhoramentos imprescindíveis para a Praia do Francês. Não esses como as de sanaeamento ou os de um terminal e outros tantos que surgem aleatoriamente apresentados por políticos de plantão que ciclicamente aparecem na berlinda como candidatos demagogos a algum cargo para tirar proveito financeiro com projetos onde certamente não será investida plenamente a verba destinada aos mesmos. A questão é só uma: não acreditamos em milagres mirabolantes pré eleitorais. Esses políticos que vem se apresentando como patronos de tais obras são todos, no mínimo, redículos políticos "caras de pau" que aparecem em época de eleição com projetos debaixo do braço, irrealisáveis, pretendendo colocar na testa de cada cidadão de nossa comunidade um selo de idiota.
Plano Diretor da Cidade
Os candidatos, antes de eleitos, já estão jogando na cesta do lixo o Plano Diretor da Cidade de Marechal Deodoro!
Num passado recente, nossa contribuição foi a de nos aperfeiçoarmos em matéria sobre o Plano Diretor da Cidade. A título de referência, realizamos algumas oficinas a fim de levar a uma parte da comunidade, um pouco mais de conhecimento sobre tão relevante assunto. Posteriormente houve algumas audiências públicas sobre o tema para finalmente ser aprovado o Pano Diretor da Cidade conforme determinado por legislação vigente.
Deste modo, para nós, hoje, o que deverá nortear todo e qualquer projeto no município de Marechal Deodoro é o que estiver contido nesse plano. Tudo o que aparecer à margem desse guia de desenvolvimento para a nossa comunidade, nós consideramos como a mais pura e ignóbel demagogia vinda de políticos aproveitadores que no mínimo vêem no município um grande potencial para ali se locupletarem, fazendo seu pé de meia, com o qual darão um pé na bunda de cada um.
E o envolvimento do Estado?
O governo do estado, que vem sendo envolvido nessas jogadas politiqueiras só é possível porque Alagoas tem um chefe de governo muito ruim e de fácil manipulação. Ao invés de se prestar à conivência de interesseiros , porque o Governo do Estado não trata de iniciar as obras da duplicação da pista da "Divaldo Suruagy", prometida para ser iniciada faz mais de ano e até o momento nem as margens cheias de mato estão sendo limpas . A verba destinada a esse grande e necessário projeto, não corre o risco de ser devolvida? É mentira que diversos orgãos do meio ambiente se opõem ao projeto?
Porque os manipuladores do projeto do saneamento do Francês vêm com o surrado argumento de falsa consciência da devolução de verba? Ou também é mentira as reiteradas afirmativas de que existe verba para tal melhoramento? Ou é verdade que aqueles mesmos órgãos se opõem ao demagogo e eleitoreiro projeto do Francês? Ou é verdade que tais órgãos não precisam opinar sobre tais espécies de projetos? Ou é mentira o que trouxe a público a prefeita em exercício de Marechal Deodoro, afirmando que faltam no processo do projeto de saneamento, os pareceres dos órgãos do meio ambiente?
A comunidade precisa tomar consciência, isso sim, de que essas espécimes de políticos, nos acham fácil massa de manobra!
Sabem qual a diferença entre esses políticos e um saco de cimento? Não! É que de um saco de cimento sempre se pode esperar alguma coisa de concreto!
Uma conclusão?
Nenhum candidato a prefeito de Marecha Deodoro, nas eleições deste ano, está minimamente à altura das efetivas necessidades do município.
O que nos espera? Que, pelo menos, a justiça e a polícia federal apareça para que se cumpra alguma limpeza nesta terra de ninguém. A sujeira está por aí, andando livremente pelas ruas da cidade que possui um dos mais dignos nomes de uma família de bravos filhos da terra: Marechal Deodoro (da Fonseca).
quarta-feira, 9 de julho de 2008
VISÃO FEMININA
UM NOME FEMININO EM MARECHAL
Bem, não é simplesmente um nome feminino, é “O” NOME FEMININO!
Falo de EDVANE ALENCAR, Mãe, em primeiro lugar; Pedagoga de renome e responsabilidade; Esposa de um homem sério, formador de opinião e engajado na política local, finalmente candidata-se a VEREADORA na Terra dos Marechais!
Acostumada a estar nos bastidores da política, atenta e observadora, bem como ciente dos dramas locais, finalmente lança-se a mais este desafio: Com a GARRA e COMPETÊNCIA que lhes são peculiares, tenho certeza de que será a opção que fará TODA DIFERENÇA na Câmara. Aguardem detalhes de sua plataforma política...
SOPA DE LETRINHAS
Mais uma vez observamos pessoas aglutinadas em torno de siglas partidárias, observem que falo PESSOAS e não NOMES. Bem como, SIGLAS e não PARTIDOS.
NOMES são particulares, peculiares, a marca registrada de quem faz e tem o quê apresentar para o MUNICÍPIO! E PARTIDOS são associações de NOMES com OBJETIVOS e IDEOLOGIAS voltados ao BEM COMUM! Hoje o que vemos na política, em todas as suas esferas, é uma triste AGLUTINAÇÃO de pessoas com o intuito de se dar bem, tendo um salário certo e progressivo per si e para os seus! IDEOLOGIA... o que é isso mesmo rsrsrsrs? O PODER parece estar diametralmente OPOSTO à ela! Esclareceremos este assunto com o transcorrer do tempo... os fatos políticos que estão por vir o dirão!
JÁ NA CAPITAL...
Temos FINALMENTE um “VIADUTO” inaugurado! Um importante feito sem dúvida alguma. Contudo, quem se arrisca a tecer os comentários dos ERROS ali cometidos? Olha que não precisa ser ENGENHEIRO não... Voltaremos a esse debate.
AINDA NA CAPITAL DAS ALAGOAS
A seriedade com que vem sendo tratada a OPERAÇÂO TATURANA, faz com que eu tire o Chapéu a MAGISTRATURA local. Pena que tal fato não se equiparou ao de MARECHAL DEODORO... mesmo com o empenho e esforços da ILIBADA Drª Maria Aparecida Carnaúba!
Neila Ciglioni
Bem, não é simplesmente um nome feminino, é “O” NOME FEMININO!
Falo de EDVANE ALENCAR, Mãe, em primeiro lugar; Pedagoga de renome e responsabilidade; Esposa de um homem sério, formador de opinião e engajado na política local, finalmente candidata-se a VEREADORA na Terra dos Marechais!
Acostumada a estar nos bastidores da política, atenta e observadora, bem como ciente dos dramas locais, finalmente lança-se a mais este desafio: Com a GARRA e COMPETÊNCIA que lhes são peculiares, tenho certeza de que será a opção que fará TODA DIFERENÇA na Câmara. Aguardem detalhes de sua plataforma política...
SOPA DE LETRINHAS
Mais uma vez observamos pessoas aglutinadas em torno de siglas partidárias, observem que falo PESSOAS e não NOMES. Bem como, SIGLAS e não PARTIDOS.
NOMES são particulares, peculiares, a marca registrada de quem faz e tem o quê apresentar para o MUNICÍPIO! E PARTIDOS são associações de NOMES com OBJETIVOS e IDEOLOGIAS voltados ao BEM COMUM! Hoje o que vemos na política, em todas as suas esferas, é uma triste AGLUTINAÇÃO de pessoas com o intuito de se dar bem, tendo um salário certo e progressivo per si e para os seus! IDEOLOGIA... o que é isso mesmo rsrsrsrs? O PODER parece estar diametralmente OPOSTO à ela! Esclareceremos este assunto com o transcorrer do tempo... os fatos políticos que estão por vir o dirão!
JÁ NA CAPITAL...
Temos FINALMENTE um “VIADUTO” inaugurado! Um importante feito sem dúvida alguma. Contudo, quem se arrisca a tecer os comentários dos ERROS ali cometidos? Olha que não precisa ser ENGENHEIRO não... Voltaremos a esse debate.
AINDA NA CAPITAL DAS ALAGOAS
A seriedade com que vem sendo tratada a OPERAÇÂO TATURANA, faz com que eu tire o Chapéu a MAGISTRATURA local. Pena que tal fato não se equiparou ao de MARECHAL DEODORO... mesmo com o empenho e esforços da ILIBADA Drª Maria Aparecida Carnaúba!
Neila Ciglioni
terça-feira, 8 de julho de 2008
VISÃO FEMININA
X
LOBOS LOBAS
Ah! O indecifrável universo MASCULINO... Decididamente o HOMEM não foi talhado para a MONOGAMIA. Diferentemente da MULHER que foi moldada para ser esposa/amante DEDICADA, mães extremosas ( vertemos desde o leite a efetiva formação dos filhos ) , somos uma MÁQUINA DE OPERACIONALIDADE, ainda que TAMBÉM trabalhemos fora ( e para ELES, nós AINDA SOMOS as complicadas )! As distintas fases desde o nascimento assim nos diferenciam:
00 aos 05 anos – AMBOS BABAM ATÉ A 1ª DENTIÇÃO
06 aos 15 anos - CUECAS - BABAM por aquele carrinho diferente, por aquela garota que estuda na sala ao lado... PELA PROFESSORA GATA...
CALCINHAS – Por aquela Barbie de roupa exótica, camiseta purpurinada, celular rosa, sapato de salto ( somos bem consumistas ) pelo garoto bem mais velho, empatamos no PROFESSOR GATO...
16 aos 26 anos – CUECAS - USOU BATON... ELES BABAM... ( e... cometem cada engano... veja RONALDINHO o FENÔMENO, que engano tstststs )
CALCINHAS – BABAMOS por um lindo anel de COMPROMISSO ( mal sabemos o quanto isso nos custará )
27 aos 37 anos – CUECAS - Agora mais seletivos e cuidadosos BABAM por sua prole, por aquela gata do escritório, pela professora do filho, por aquela vizinha novata...
CALCINHAS – BABAMOS por nossa prole, por uma noite de sono sem interrupção de choro ou doença de um filho, para que o companheiro não beba ao ponto de tornar-se LITERALMENTE NUM PORCO fazendo tudo o que um suíno faz...
38 aos 49 anos – CUECAS - Cuidadosos pela experiência ao longo do tempo, cuidam em não gerar nada que BABE fora do matrimônio. Mas BABAM por aquela mini saia que está com aquele MP4 pendurado naquele decote... E muitas vezes o tal LOBO fica só no UIVO...
CALCINHAS – BABAMOS de ALEGRIA... os filhos cresceram e finalmente veio a SEPARAÇÃO... E ela também, EXPERIENTE e SELETIVA agora tem a oportunidade de ser feliz morando só ( mas beijando muuuito ) ou com quem realmente a mereça: afinal, ela hoje, sabe o que quer, quando quer e com quem... Essa é a mais perfeita IDADE da LOBA. Se um CUECA tiver o prazer de conviver com uma LOBA nesta fase sentirá a PLENITUDE de uma MULHER.
50 em diante - CUECAS - Um tanto modificada a estrutura da BABA, porém, continuam a BABAR pelo que estiver a disposição e que de preferência não seja muito exigente OU comparativa... com o advento da Internet, BABAM por qualquer “COISINHA” que por lá apareça e lhe dê valor. Com o avanço da idade, passam a BABAR e muito, em seus próprios travesseiros, se não tiverem o "AZULZINHO" em sua cabeceira!
CALCINHAS – BABAMOS de PRAZER por termos o convívio com nossos filhos e netos e de um parceiro COMPANHEIRO escolhido sem os arroubos IMPENSADOS da juventude.
PS: Essa descrição não generaliza TODOS os CUECAS, bem como nem TODAS as CALCINHAS. Eu por exemplo tenho o prazer de desfrutar do convívio de HOMENS MARAVILHOSOS, com um conteúdo interior e bagagem ÍMPAR. E para exceção a REGRA sempre existe o benefício do DIVÓRCIO ...
Ah! O indecifrável universo MASCULINO... Decididamente o HOMEM não foi talhado para a MONOGAMIA. Diferentemente da MULHER que foi moldada para ser esposa/amante DEDICADA, mães extremosas ( vertemos desde o leite a efetiva formação dos filhos ) , somos uma MÁQUINA DE OPERACIONALIDADE, ainda que TAMBÉM trabalhemos fora ( e para ELES, nós AINDA SOMOS as complicadas )! As distintas fases desde o nascimento assim nos diferenciam:
00 aos 05 anos – AMBOS BABAM ATÉ A 1ª DENTIÇÃO
06 aos 15 anos - CUECAS - BABAM por aquele carrinho diferente, por aquela garota que estuda na sala ao lado... PELA PROFESSORA GATA...
CALCINHAS – Por aquela Barbie de roupa exótica, camiseta purpurinada, celular rosa, sapato de salto ( somos bem consumistas ) pelo garoto bem mais velho, empatamos no PROFESSOR GATO...
16 aos 26 anos – CUECAS - USOU BATON... ELES BABAM... ( e... cometem cada engano... veja RONALDINHO o FENÔMENO, que engano tstststs )
CALCINHAS – BABAMOS por um lindo anel de COMPROMISSO ( mal sabemos o quanto isso nos custará )
27 aos 37 anos – CUECAS - Agora mais seletivos e cuidadosos BABAM por sua prole, por aquela gata do escritório, pela professora do filho, por aquela vizinha novata...
CALCINHAS – BABAMOS por nossa prole, por uma noite de sono sem interrupção de choro ou doença de um filho, para que o companheiro não beba ao ponto de tornar-se LITERALMENTE NUM PORCO fazendo tudo o que um suíno faz...
38 aos 49 anos – CUECAS - Cuidadosos pela experiência ao longo do tempo, cuidam em não gerar nada que BABE fora do matrimônio. Mas BABAM por aquela mini saia que está com aquele MP4 pendurado naquele decote... E muitas vezes o tal LOBO fica só no UIVO...
CALCINHAS – BABAMOS de ALEGRIA... os filhos cresceram e finalmente veio a SEPARAÇÃO... E ela também, EXPERIENTE e SELETIVA agora tem a oportunidade de ser feliz morando só ( mas beijando muuuito ) ou com quem realmente a mereça: afinal, ela hoje, sabe o que quer, quando quer e com quem... Essa é a mais perfeita IDADE da LOBA. Se um CUECA tiver o prazer de conviver com uma LOBA nesta fase sentirá a PLENITUDE de uma MULHER.
50 em diante - CUECAS - Um tanto modificada a estrutura da BABA, porém, continuam a BABAR pelo que estiver a disposição e que de preferência não seja muito exigente OU comparativa... com o advento da Internet, BABAM por qualquer “COISINHA” que por lá apareça e lhe dê valor. Com o avanço da idade, passam a BABAR e muito, em seus próprios travesseiros, se não tiverem o "AZULZINHO" em sua cabeceira!
CALCINHAS – BABAMOS de PRAZER por termos o convívio com nossos filhos e netos e de um parceiro COMPANHEIRO escolhido sem os arroubos IMPENSADOS da juventude.
PS: Essa descrição não generaliza TODOS os CUECAS, bem como nem TODAS as CALCINHAS. Eu por exemplo tenho o prazer de desfrutar do convívio de HOMENS MARAVILHOSOS, com um conteúdo interior e bagagem ÍMPAR. E para exceção a REGRA sempre existe o benefício do DIVÓRCIO ...
Neila Ciglioni
PS: Estou voltando aos pouquinhos, certo VIVIANE MONTEIRO?
Grata por sua cobrança e um beijo em seu coração!
sexta-feira, 4 de julho de 2008
FATOS & FUTRICAS de 04-07-2008
MARECHAL VIRA CANTEIRO DE OBRAS
As obras amplamente anunciadas por Euclydes Mello enfim serão iniciadas. O Governador Teo Vilela esteve na manhã de hoje, dia 04 de julho, em Marechal Deodoro para assinar as Ordens de Serviço de várias obras na Massagueira, Bairro dos Cajueiros, Gilcelândia, Centro Histórico e Francês. Numa cerimônia simples estiveram presentes além do Governador, o Secretário de Infra-estrutura - Marcos Fireman, o Diretor do DER – Ronaldo Lopes, os Diretores da Usina Sumaúma – Alberon e Eustaquo Toledo, além de outras autoridades e o povo em geral.
EUCLYDES, FIGURA DE DESTAQUE
Téo Vilela se referiu a Euclydes Mello como o elemento de destaque na obtenção dos recursos para as obras junto ao governo federal. O Governador agradeceu em seus dois discursos, na Massagueira e na Vila Altina, o empenho do Senador Euclydes salientando que sem ele essas obras necessárias ao desenvolvimento do turismo não estariam sendo iniciadas.
SANEAMENTO DO FRANCÊS PODE NÃO SAIR
Apesar de ter sido assinada a Ordem de Serviço para o início das obras do sistema de saneamento básico do Povoado do Francês, os recursos na ordem de 12 milhões podem ainda ser devolvidos aos cofres do governo federal se a Prefeita em exercício continuar se negando a concordar com a parceria com o SAAEE e não assinar a autorização.
PSC MUDA DE MÃOS
As últimas notícias que correm dizem o PSC sae das mãos de Wanilo Galvão, aliado de Danilo e Junior Dâmaso e vão para as mão de Porquinho que hoje segue os passos de Euclydes Mello e Walter Avelino. Com ele, Porquinho, acompanham vários outros integrantes do partido que foi conduzido com a liberdade total para os candidatos a vereadores.
FARRAS E FALTA DE AMBULÂNCIA
Enquanto o serviço de saúde de Marechal Deodoro não conta com um ambulância em boas condições, Danilo e a Prefeita em exercício usam o dinheiro público para altas festas juninas fora de época. Tudo para enganar o povo e promover a sua dupla de candidatos parentes. Não sabem eles que o povo está ficando de olho e na hora de votar saberá dar o troco.
ABUSO DE PODER ECONÔMICO
A Polícia Federal anda de olho nos gastos excessivos em Marechal Deodoro. Hoje os “meninos” da federal só estão coletando provas e quando menos se esperar as algemas poderão entrar em cena. Olha que vai pra chave o candidato e o eleitor também.
As obras amplamente anunciadas por Euclydes Mello enfim serão iniciadas. O Governador Teo Vilela esteve na manhã de hoje, dia 04 de julho, em Marechal Deodoro para assinar as Ordens de Serviço de várias obras na Massagueira, Bairro dos Cajueiros, Gilcelândia, Centro Histórico e Francês. Numa cerimônia simples estiveram presentes além do Governador, o Secretário de Infra-estrutura - Marcos Fireman, o Diretor do DER – Ronaldo Lopes, os Diretores da Usina Sumaúma – Alberon e Eustaquo Toledo, além de outras autoridades e o povo em geral.
EUCLYDES, FIGURA DE DESTAQUE
Téo Vilela se referiu a Euclydes Mello como o elemento de destaque na obtenção dos recursos para as obras junto ao governo federal. O Governador agradeceu em seus dois discursos, na Massagueira e na Vila Altina, o empenho do Senador Euclydes salientando que sem ele essas obras necessárias ao desenvolvimento do turismo não estariam sendo iniciadas.
SANEAMENTO DO FRANCÊS PODE NÃO SAIR
Apesar de ter sido assinada a Ordem de Serviço para o início das obras do sistema de saneamento básico do Povoado do Francês, os recursos na ordem de 12 milhões podem ainda ser devolvidos aos cofres do governo federal se a Prefeita em exercício continuar se negando a concordar com a parceria com o SAAEE e não assinar a autorização.
PSC MUDA DE MÃOS
As últimas notícias que correm dizem o PSC sae das mãos de Wanilo Galvão, aliado de Danilo e Junior Dâmaso e vão para as mão de Porquinho que hoje segue os passos de Euclydes Mello e Walter Avelino. Com ele, Porquinho, acompanham vários outros integrantes do partido que foi conduzido com a liberdade total para os candidatos a vereadores.
FARRAS E FALTA DE AMBULÂNCIA
Enquanto o serviço de saúde de Marechal Deodoro não conta com um ambulância em boas condições, Danilo e a Prefeita em exercício usam o dinheiro público para altas festas juninas fora de época. Tudo para enganar o povo e promover a sua dupla de candidatos parentes. Não sabem eles que o povo está ficando de olho e na hora de votar saberá dar o troco.
ABUSO DE PODER ECONÔMICO
A Polícia Federal anda de olho nos gastos excessivos em Marechal Deodoro. Hoje os “meninos” da federal só estão coletando provas e quando menos se esperar as algemas poderão entrar em cena. Olha que vai pra chave o candidato e o eleitor também.
terça-feira, 1 de julho de 2008
Maré Alta - 30.06-2008
Arico Siarra
O forró pé de serra de crioulo doido
Este último fim de semana de junho foi um verdadeiro forró pé de serra de crioulo doido, em Marechal Deodoro. No sábado, tivemos as convenções das siglas que apoiam o candidato Euclides Mello de um lado e Junior Dâmaso de outro. No domingo, ocorreram as convenções do grupo de partidos que apoiam de um lado, o candidato Cristiano Matheus e do outro lado, aqueles partidos que apoiam o candidato João Lima.
Antes que a safra de espigas se acabe
Enquanto "A" e "B", no sábado, realizavam suas convenções, os partidos PVI (partido vou indo) e PCC (partido côncavo convexo), até então unidos, analisavam e discutiam seus contatos com outros aglomerados. Por desencontro de interesses, a união de PVI com PCC se desfez e o majoritário F, filiado do PCC mas donatário do PVI, saiu correndo, desesperado, PVI na sacola, em busca de algumas possíveis espigas que ainda estivessem disponíveis. Encontrou. O desejo de espiga assado na última fogueira de S. Pedro, ficou garantido.
Encontros e desencontros
Os interesses e tendências de candidatos dentro de alguns partidos estão gerando sérios conflitos. No PCF (partido do contra filé), por exemplo, o desagrado está bem feio. Parece que no fim, sobraram candidatos. Há quem exija que o presidente assuma o forró e abra mão de sua candidatura. Sinceramente, esperamos que o contra filé não vire carne de terceira!
Uma fábula: A raposa e as uvas
Fazem muitos anos lemos um condensado de fábulas de grande poeta grego, Fedro, do qual nos lembramos, embora vagamente, de algumas delas, dentre as quais a "Raposa e as uvas", mais ou menos assim: Uma raposa caminhava pelas redondezas de um povoado quando avistou uma parreira de uvas maduras. Sem poder alcansá-las ficou lamentando que ainda estivessem verdes. Quando já estava um pouco distante do local, ouviu o barulho da derrubada de alguma coisa e imediatamente voltou correndo pensando haver caído um cacho de uvas. Qual não foi sua decepção ao constatar que havia caído apenas um folha de parreira.
O raposão em Marechal Deodoro
O candidato "B", inusitadamente, em sua convenção, teceu rasgados elogios ao candidato "C" seu natural adversário. A esperteza do raposão é flagrante. Como a raposa não pode no momento atingir as uvas, elogia... na esperança de que elas possam cair, já que existe uma insignificante "dendenca" no seu galho.
Sabe qual é a diferença entre um saco de cimento e a maioria dos candidatos? Não? É que de um saco de cimento sempre podemos esperar algo de concreto!
Verdades ainda inconclusivas
Neste domingo o forró estava praticamente acertado, oficializando-se os quatro majoritários, candidatos a Prefeito do cobiçado município de Marechal Deodoro:
a) João Lima (candidato da terra): PMN - PT - PT do B - e ...
b) Junior Dâmaso (candidato da terra): PV - DEM (e mais um ou dois grupos) - e...
c) Cristiano Matheus ( possivelmente com dois grupos): PMDB - PC do B - PDT - PP - e...
d) Euclides Mello (formando dois ou mais grupos, com): PRB - PTB - PTC - PSDB - PR - e...
O e... de todas as candidaturas
O PDN (partido da naftalina), tanto fez turismo à cata de um bom negócio político financeiro que acabou o São João e o São Pedro sem espigas assadas e sem fogueira. Talvez tenha sobrado em algum agrupamento, um resto da matéria prima farinácia de última hora, ao qual este partido tenha se grudado, para levar avante sua pretensão de eleger um ou dois candidatos de sua sigla partidária.
A prostituíção da pureza política
O que é deprimente nisto tudo, é como os pseudo líderes políticos e seu liderados candidatos, estão destituídos de quaisquer sentimentos e consciência do que deva ser a responsabilidade e o verdadeiro sentido de uma representação popular, no que diz respeito às proporcionais (assim como as majoritárias). O objetivo básico é o de se elegerem para terem um emprego de vereador e assegurar para si e familiares, subsídios garantidos por 48 meses. Ou estamos enganados? É!... Certamente, estamos enganados!
Maiores esclarecimentos
-PDN (Partido da Naftalina): Se considerarmos o município de Marechal Deodoro uma cômoda de quarto e, gavetas de roupa, os diversos agrupamentos políticos, podemos afirmar que o PDN é uma bola de naftalina que aparece numa gaveta exalando aquele cheiro forte de presença marcante, mas que aos poucos vai se exaurindo, exaurindo, até sumir para surgir em outra gaveta de roupa.
-PCF (Partido Contra Filé): É um partido de candidatos com equilibrada base eleitoral que todos os candidatos majoritários desejam ter ao seu lado mas com alguns transtornos, sem possibilidade de coligação. A quantidade do contra filé exige demorada degustação.
-PVI (Partido Vou Indo): Partido sem vontade de querer chegar a algum lugar. Caminhando sem rumo definido. Pra onde vais? Nem sei! Vou indo... Meu negócio é outro!
-PCC (Partido Côncavo, Convexo): Aquele que vai não vai; Fica não fica; Ali ou aqui; Tem e não tem (majoritário).
Se o horário oficial do Brasil é o de Brasília, por quê a maioria dos trabalhadores brasileiros têm que trabalhar segunda e sexta-feira?
Arico Siarra
O forró pé de serra de crioulo doido
Este último fim de semana de junho foi um verdadeiro forró pé de serra de crioulo doido, em Marechal Deodoro. No sábado, tivemos as convenções das siglas que apoiam o candidato Euclides Mello de um lado e Junior Dâmaso de outro. No domingo, ocorreram as convenções do grupo de partidos que apoiam de um lado, o candidato Cristiano Matheus e do outro lado, aqueles partidos que apoiam o candidato João Lima.
Antes que a safra de espigas se acabe
Enquanto "A" e "B", no sábado, realizavam suas convenções, os partidos PVI (partido vou indo) e PCC (partido côncavo convexo), até então unidos, analisavam e discutiam seus contatos com outros aglomerados. Por desencontro de interesses, a união de PVI com PCC se desfez e o majoritário F, filiado do PCC mas donatário do PVI, saiu correndo, desesperado, PVI na sacola, em busca de algumas possíveis espigas que ainda estivessem disponíveis. Encontrou. O desejo de espiga assado na última fogueira de S. Pedro, ficou garantido.
Encontros e desencontros
Os interesses e tendências de candidatos dentro de alguns partidos estão gerando sérios conflitos. No PCF (partido do contra filé), por exemplo, o desagrado está bem feio. Parece que no fim, sobraram candidatos. Há quem exija que o presidente assuma o forró e abra mão de sua candidatura. Sinceramente, esperamos que o contra filé não vire carne de terceira!
Uma fábula: A raposa e as uvas
Fazem muitos anos lemos um condensado de fábulas de grande poeta grego, Fedro, do qual nos lembramos, embora vagamente, de algumas delas, dentre as quais a "Raposa e as uvas", mais ou menos assim: Uma raposa caminhava pelas redondezas de um povoado quando avistou uma parreira de uvas maduras. Sem poder alcansá-las ficou lamentando que ainda estivessem verdes. Quando já estava um pouco distante do local, ouviu o barulho da derrubada de alguma coisa e imediatamente voltou correndo pensando haver caído um cacho de uvas. Qual não foi sua decepção ao constatar que havia caído apenas um folha de parreira.
O raposão em Marechal Deodoro
O candidato "B", inusitadamente, em sua convenção, teceu rasgados elogios ao candidato "C" seu natural adversário. A esperteza do raposão é flagrante. Como a raposa não pode no momento atingir as uvas, elogia... na esperança de que elas possam cair, já que existe uma insignificante "dendenca" no seu galho.
Sabe qual é a diferença entre um saco de cimento e a maioria dos candidatos? Não? É que de um saco de cimento sempre podemos esperar algo de concreto!
Verdades ainda inconclusivas
Neste domingo o forró estava praticamente acertado, oficializando-se os quatro majoritários, candidatos a Prefeito do cobiçado município de Marechal Deodoro:
a) João Lima (candidato da terra): PMN - PT - PT do B - e ...
b) Junior Dâmaso (candidato da terra): PV - DEM (e mais um ou dois grupos) - e...
c) Cristiano Matheus ( possivelmente com dois grupos): PMDB - PC do B - PDT - PP - e...
d) Euclides Mello (formando dois ou mais grupos, com): PRB - PTB - PTC - PSDB - PR - e...
O e... de todas as candidaturas
O PDN (partido da naftalina), tanto fez turismo à cata de um bom negócio político financeiro que acabou o São João e o São Pedro sem espigas assadas e sem fogueira. Talvez tenha sobrado em algum agrupamento, um resto da matéria prima farinácia de última hora, ao qual este partido tenha se grudado, para levar avante sua pretensão de eleger um ou dois candidatos de sua sigla partidária.
A prostituíção da pureza política
O que é deprimente nisto tudo, é como os pseudo líderes políticos e seu liderados candidatos, estão destituídos de quaisquer sentimentos e consciência do que deva ser a responsabilidade e o verdadeiro sentido de uma representação popular, no que diz respeito às proporcionais (assim como as majoritárias). O objetivo básico é o de se elegerem para terem um emprego de vereador e assegurar para si e familiares, subsídios garantidos por 48 meses. Ou estamos enganados? É!... Certamente, estamos enganados!
Maiores esclarecimentos
-PDN (Partido da Naftalina): Se considerarmos o município de Marechal Deodoro uma cômoda de quarto e, gavetas de roupa, os diversos agrupamentos políticos, podemos afirmar que o PDN é uma bola de naftalina que aparece numa gaveta exalando aquele cheiro forte de presença marcante, mas que aos poucos vai se exaurindo, exaurindo, até sumir para surgir em outra gaveta de roupa.
-PCF (Partido Contra Filé): É um partido de candidatos com equilibrada base eleitoral que todos os candidatos majoritários desejam ter ao seu lado mas com alguns transtornos, sem possibilidade de coligação. A quantidade do contra filé exige demorada degustação.
-PVI (Partido Vou Indo): Partido sem vontade de querer chegar a algum lugar. Caminhando sem rumo definido. Pra onde vais? Nem sei! Vou indo... Meu negócio é outro!
-PCC (Partido Côncavo, Convexo): Aquele que vai não vai; Fica não fica; Ali ou aqui; Tem e não tem (majoritário).
Se o horário oficial do Brasil é o de Brasília, por quê a maioria dos trabalhadores brasileiros têm que trabalhar segunda e sexta-feira?
Assinar:
Postagens (Atom)