terça-feira, 24 de junho de 2008

Maré Alta - 23.06.2008
Arico Siarra

As últimas de Marechal Deodoro
Se passarmos um dia inteiro no Centro Histórico de Marechal Deodoro, ficaremos perplexos com o disse me disse das informações sobre acontecimentos políticos que correm minuto a minuto, o qual pode ser resumido numa única palavra plural: Fofocas. Mas tais fofocas chegam a ser tão absurdas e desencontradas que melhor seria nominá-las de "forró pé de serra do crioulo doido!"

Aquele que se sente ativo como a abelha, forte como um touro,
trabalhando como um cavalo até sentir-se cansado como um
cachorro, deve ficar preocupado com a possibilidade de estar
sendo um grande burro.

A safra de milho
Fala-se que este ano a boa safra de milho de uns poucos previlegiados proporcionou muitas espigas que estão servindo como moeda de troca nas conversas de convencimento partidário. As fofocas são repassadas mais ou menos assim: O PDN (partido da naftalina) fechou com "A", tendo negociado, em contra partida, 30 espigas para assar no São João. Deste modo, afirmam as rádios-pião, O PDN deixou na mão o PDQ (partido da quentinha); O PCF (partido contra filé) negociou com (D), acertou com "B" e foi correndo fechar com "A" que ofereceu 10 espigas a mais do que "D" e 5 a mais que "B". Os futriqueiros de plantão estão desesperados com a incógnita dessa matemática: Afinal, quanto ofereceu "C"? As rádios-pião, estão atrás da informação.

Dinheiro não fala! Mas se falasse, muitos candidatos
o ouviriam dizer:
- Porque me queres tanto assim?
Outros ouviriam-no murmurar:
- Vou demorar... talvez nem chegue.
Outros ainda, seriam perseguidos por uma voz:
- Jamais me verás...
E um sem número de candidatos, esperansoso, ficaria
surpreso com uma última manifestação do dinheiro:
- Tchau...


A família do Coroné
O coroné da fazenda local está por demais empenhado com a eleição do sobrinho. Segundo voz corrente, é ele que detém a maior safra de milho. Maldosamente, dizem que os caminhões carregados vieram de muitas outras fazendas! Tudo mentira: A produção de espigas é toda ela de uma sua fazenda e de uma outra fazenda pública que o coroné arrendou há mais de sete anos!

Meia idade: Ciclo da vida em que o trabalho
para o homem não dá mais prazer e o prazer
começa a dar mais trabalho!

E por falar nisso...

Uma calcinha de mulher não é a melhor coisa
do mundo que o homem aprecie. Mas que está
bem perto, lá isso está!

A família do Coroné de fora
Tem outro coroné que mandou seu filho, PCD (partido chego depois), morar em Marechal Deodoro a fim do mesmo poder se candidatar por estas bandas tão cobiçadas. Mas tá dando um nó danado no projeto. Ele estava praticamente acertado com o candidato "D", frequentador da fazenda do Coroné de fora. Todavia, o presidente do PCD, dizem os futriqueiros, fechou com "C". Com "C", fechou também "E", majoritário do PTN (partido tudo nosso).

Sem querer, você meteu-se num buraco? Sorria... se ainda não percebeu terra por cima.

Últimos repasses
Mas, ao mesmo tempo que corre a fofoca de que "E" bateu o martelo com "C", outra paralela informa que "E" está correndo atrás de "F" majoritário de PVI (partido vou indo). Mas segundo a fofocagem das últimas horas de domingo, "F" já estaria fechado com "D" que, todavia, estaria dando os último retoques na negociação com "C". Enfim, está oficalizado o Forró pé de serra do crioulo doido.

Carioca já está vivendo assim: Não liga mais para conversa de
bala perdida. Ela entra por um ouvido e sai pelo outro.

O género humano
Temos consciência de que seria pretensão demais entender certas coisas que estão muito fora de nossa capacidade de raciocínio! Todavia, a felicidade de uma simples criatura, ínfima parte da população deste planeta, estaria bem mais fortalecida se conseguisse encontrar uma réstia de luz de resposta para algumas indagações que martirizam sua massa cinzenta, como por exemplo:
O homem está gastando bilhões de dólares ($$$.$$$.$$$.$$$) para cabocar o solo de Marte. Depois de um baita esforço com um engenho complicado no espaço, propulsioná-lo em direção aquele planeta e fazê-lo pousar, os homens da ciência, anunciam ao mundo que, graças a uma complexa engenharia e uma mexidinha no solo, o planeta Marte tem indícios de gêlo!...

Nas Filipinas um tufão pega um barco com oitocentas pessoas a bordo e o transforma num verdadeiro cemitério. Mais de setecentas pessoas mortas ou desaparecidas. Não lemos nem ouvimos uma só frase sobre pesquisas referentes a um desses fenômenos da natureza deste planeta Terra, que possam prever antecipadamente esse e outros fenômenos que ano a ano ceifam a vida de milhares de criaturas humanas! Será que as "fabulosas e espetaculares" pesquisas de gelo em Marte, nos proporcionarão respostas para os fenômenos assassinos aqui do nosso planeta Terra?

O amor de alguns homens pelas suas esposas é tanto
que eles para as preservarem, até usam as dos outros.
O que não dá para entender, é que quando as esposas
descobrem, ficam fulas da vida!

*************************************
Gostamos de ver a frondosa árvore da família Placido (sem acento mas com alguns sentados!). Ao observarmos os pratos vazios sobre a mesa, compreendemos porque não houve amigos convidados!

**************************************************

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho acompanhado com a frequencia que o tempo me permite esse blog. Acho que seus participantes tem grande qualidade e merecem respeito. Só estou sentindo falta da presença feminina o que considero importantíssima.... principalmente quando é representada pou uma pessoa inteligente e espirituosa coma a Neila.
Viviane Monteiro