sábado, 15 de dezembro de 2007

VISÃO FEMININA

POR ONDE ANDARÃO?

A tecnologia nos permitiu avanços na área médica, aumentando a expectativa de vida com qualidade. Meus APLAUSOS aos valorosos cientistas desta nova era... Hipócrates com certeza sentir-se-ia orgulhoso de seus colegas!
Só não sei se o DESDÉM com que alguns de seus pares tratam seus pacientes traria a mesma satisfação ao Sábio:
1- Para nós, leigos, realmente seria improvável um perfeito entendimento dos termos técnicos de uma determinada doença, concordo! Contudo, não poderiam esses “SÁBIOS”, terem a SENSIBILIDADE de VER a fragilidade de seu paciente, e ... PELO MENOS TENTAR explicar os procedimentos: diagnóstico , prognóstico e conseqüências do tratamento a ser desenvolvido?
2- E ali está o “PACIENTE” pacientemente aguardando do SEMI DEUS outro diagnóstico que pode ser o da recidiva de um CÂNCER, por exemplo, e o Médico ( oncologista no caso ) sentenciar: “ ... ACHO QUE A SENHORA TOMARÁ MAIS UMAS 5 OU 6 SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA... AGORA É COM O QUIMIOTERAPEUTA E O RADIOTERAPEUTA SE A SENHORA AINDA PUDER FAZER RÁDIOTERAPIA...”
A sutileza e SENSIBILIDADE desse profissional causaram-me enjôo!!! Ele fala como se eu precisasse tomar uns SUQUINHOS de acerola, simples assim.
Reside aqui o meu questionamento:
- Onde está aquele profissional que me conhecia desde pequena? Que sabia da minha caxumba, rubéola e catapora? Que CONVERSAVA sobre a doença? Que me olhava nos olhos e percebia meu temor ou não... Sei que as especializações e a vida não permitem mais esse tipo de prática! Com já citei, a medicina evoluiu PORÉM, O RELACIONAMENTO MÉDICO X PACIENTE REGREDIU AO TEMPO DAS CAVERNAS!!! ONDE A MARRETADA ERA O ANESTÉSICO ... AFINAL, FOI BEM ISSO QUE ESSE PROFISSIONAL FEZ... ALGUÉM DISCORDA?

Neila Ciglioni


Nenhum comentário: