sábado, 14 de março de 2009

Que tal trocar o copo plástico por uma caneca?

*Por Pedro Alencar

A idéia de trocar copos plásticos por canecas numa Indústria de Rações, que surgiu em conjunto com os funcionários, foi implantada há pouco tempo e está trazendo resultados positivos. De acordo com o Chefe de Unidade dessa indústria, Paulo Rucks, um mural isolado com vidro foi construído e 40 canecas foram adquiridas. - “Cada trabalhador possui um recipiente com o seu próprio nome para beber água. Além de reduzir significativamente os custos, vamos contribuir com o meio ambiente”, esclareceu Rulks. Nesta empresa, no final do dia, era comum encontrar muitos copos plásticos de vários tamanhos acumulados no lixo. Com média de três copos utilizados diariamente por pessoa, as despesas com 34 funcionários chegavam aos 100 copos/dia e a 2.200 no mês. Com a substituição dos copos plásticos no final do mês chegou-se a uma economia média de R$ 66,00. “Estamos evitando o desperdício e organizando melhor o nosso ambiente de trabalho. Temos até caneca para as pessoas que visitam a indústria de rações”, explica Rucks. Para que a higiene seja mantida, o trabalhador é orientado a lavar a caneca e guardá-la, sempre evitando o desperdício de água.

Saiba mais

Plásticos já respondem por 70% da poluição dos oceanos. De acordo com estudo realizado por organizações não governamentais, a concentração de material plástico nos oceanos, antes restrita a alguns pontos, hoje é onipresente nas águas dos mares do mundo inteiro e atingiu níveis inéditos. Segundo a ONU, existem 46 mil fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos. Isso significa que a substância já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos. Quando o assunto é poluição, o plástico é sempre citado como um dos grandes vilões, pois leva mais de 100 anos para se degradar. Copos plásticos consomem energia na fabricação, matéria-prima e aumentam o acúmulo de lixo, contribuindo para a emissão de gases
Fonte: http://www.copercampos.com.br/

A idéia sugerida para as empresas e estabelecimentos de ensino alagoanos é substituir os recipientes de água mineral e copos plásticos por bebedouros com filtro. Citando como exemplo o Alagoas Cursos podemos levar em conta que cada turma tem em média de 60 alunos e 3 turmas por período; se cada turma consome 30 copos plásticos por dia, são 270 copos, no mínimo, que o Alagoas Cursos coloca no meio ambiente por dia e 98 550 por ano. A redução desses plásticos no meio ambiente já é uma grande ajuda no combate à poluição, sem contar com a economia para o Alagoas Cursos. Desde então sugiro que todos os empresários pensem neste simples ato em favor da natureza e como redução dos custos.

*Pedro Tiago Alencar é aluno do Alagoas Cursos e Gestor Ambiental

Um comentário:

Myrian disse...

Olá Boa Noite,
Meu nome é Myrian,sou mineira e faça curso de Tec em Meio Ambiente em Uberlândia-MG.
Me identifiquei muito com a reportagem sobre a substituição do copo plastico por canecas na fabrica de raçao.Quero implementar este modo de pensar na escola onde eu estudo e gostaria de trocar ideias,materiais e experiencias sobre esta tematica.
Obrigada e deixo aqui meu email pessoal shiawasse1@hotmail.com
obs: Tambem tenho um blog
www.maeci.blogspot.com