quinta-feira, 20 de maio de 2010

Clamor de um idoso aposentado



Presidente Lula da Silva!


Sou, como outros três milhões, um aposentado idoso, que há mais de 20 anos vem sendo paulatinamente massacrado com uma defasagem de seus proventos de aposentado. Uma luz no fim do túnel mostrou sinais de tênue esperança, com um projeto de lei do senador Paulo Paim do PT, que conseguiu significativo sucesso, no senado. Enviado posteriormente à câmara de deputados, o projeto parece ter adormecido o eterno sono dos que já se foram deste mundo.


O mais eficaz das formas de se revelar ao mundo a afronta humilhante imposta aos aposentados, seria os mesmos saírem de todos os cantos deste país a pé, rumo a Brasília (eloqüente espetáculo para a mídia), para apresentar seu revoltado protesto diante de tão monstruosa falta de consideração e reverência para com a situação desses arautos em fim de vida. Porém, isto torna-se impossível, presidente Lula, posto que, alguns milhares de aposentados idosos já se encontram em cadeiras de rodas, e, tantos outros, com muita dificuldade para se locomoverem, já nem de casa podem sair.


Neste momento, um projeto que trata de um aumento de 7,72% nos salários dos aposentados que recebem acima do salário mínimo, tomando caminho inverso daquele outro citado, já foi aprovado na câmara dos deputados e seguiu para o senado.

E eis que, para minha surpresa, ouço V. Excia manifestar-se contrário a esse humilde aumento, com uma argumentação decepcionante, numa postura profundamente inversa a tudo aquilo que Lula, enquanto candidato, prometera, em pronunciamentos que demonstravam não haver dúvida quanto a um sentimento de justiça e preocupação com aqueles que já deram muito do seu suor, em prol do engrandecimento deste país, chamado Brasil.


A sensação que nos fica é o de que V. Excia esqueceu as agruras de uma pobreza de carentes e grassas dificuldades , pelo qual passou em tempos idos de sua existência!


Presidente Lula, quando me aposentei, possuía um carro Opala Comodoro, da Chevrolet, com um ano de uso, de acordo com meu nível de vida de então.


Atualmente, tenho para minha locomoção, uma bicicleta com três anos de grandes sacrifícios e difíceis pedaladas.


A argumentação de V. Excia, na tentativa manifesta de pressionar o poder legislativo, me desespera, pela contradição que a mesma contém, presidente Lula:


Se a Bolsa Família apresenta no seu bojo um fator positivo para a nossa economia...
E eu acredito nisso, presidente Lula.


Se a Bolsa família em seu efeito dominó crescente, se duplica e multiplica muitas vezes sem conta a movimentação de recursos, com conseqüente geração de novos empregos e aumento de receita pública com impostos...
E eu acredito que assim seja, presidente Lula.


Se a bolsa família e outras fontes de recursos colocados à disposição do social, proporcionaram uma grande expansão do poder aquisitivo da nação brasileira que foi, por sua vez, fator importante para a superação de recente crise...
E eu estou convicto disso, presidente Lula.


Então, 7,72 %, de aumento para os idosos brasileiros aposentados, não podem ser a catástrofe que V. Excia, presidente Lula vem preconizando, para justificar seu veto a tal aumento. O aposentado vai gastar o resultante desse parco aumento que seja, em roupa, comida ou remédio, rapidinho, rapidinho... E logo esse montinho de disponibilização colocado nas mãos dos aposentados, vai gerar uma enorme movimentação de recursos a mais, na economia do país com geração de mais empregos, aumento do PIB e de impostos, que nem a Bolsa família... Não é isso mesmo, presidente Lula?


Estou tendo, como milhares e milhares de outros aposentados, muita dificuldade para equilibrar minha situação financeira, porque há vinte e cinco anos, presidente Lula, depois de 36 anos de trabalho, (perceba, presidente, que não falei emprego, mencionei trabalho!) eu me aposentei por um valor a receber mensalmente, estabelecido em oito (8) salários mínimos. Era deste modo que vinha, inclusive, expresso no extrato: 7,993 salários mínimos.


Hoje eu recebo precisamente quatro salários mínimos (E tudo subiu, proporcionalmente ao salário mínimo), presidente Lula! Diariamente, vivo me perguntando: Será que o salário do presidente da república, dos senadores, dos deputados, dos governadores, dos prefeitos, dos vereadores, sofreu a mesma defasagem, presidente Lula? Se sofreu, pobrezinhos... Devem estar passando grandes dificuldades!


Presidente! Sou seu eleitor e, como tal, estou muito temeroso com o que estão pensando os outros dois milhões, novecentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e nove aposentados em situação igual à minha. Cada um tem digamos, em média, três filhos e dois genros ou noras, além de irmãos, cunhados, sobrinhos, enfim, todo um universo leque familiar. Estes por sua vez, já colocaram no mundo em média, vamos dizer, mais dois filhos cada casal, que, logicamente são netos daqueles sofridos brasileiros aposentados.


Levando-se em conta que todas estas gerações de familiares, sejam eleitores... Prevendo-se uma boa dose de influência desses senhores de cabelos brancos, quando não carecas, nós temos como resultado de uma simples seqüência de operações algébricas, descontando-se uma série de fatores, um peso eleitoral de quase vinte e quatro milhões (23.999.992) de votos.


O candidato Luiz Inácio Lula da Silva venceu no segundo turno, as últimas eleições para presidente, por uma diferença de vinte milhões, setecentos e cinqüenta e dois mil (20.752.000) votos...


Presidente Lula! Medite sobre tudo isso... Não cometa tal injustiça com essa decepcionada e sacrificada classe de gente aposentada, muitos dos quais já na reta final do seu caminhar pela vida. E não permita que sua candidata corra o risco de não ser eleita, por causa de um 7,7%, que representa apenas uma pequena parcela de um direito maior.


Em tempo; Como não sei fazer chegar este meu clamor, diretamente a V. Excia, presidente, vou transcrevê-lo num blog (www.devaneios-atuais.blogspot.com) e fazê-lo circular pela internet, a fim de que o mesmo possa chegar a seu conhecimento.


Seu eleitor aposentado: Arico Siarra


Amigos internautas! A consecução do propósito deste clamor depende da presteza que for dado à circulação do mesmo. Envie esta mensagem com a máxima presteza, ao maior número de pessoas possíveis.

Nenhum comentário: