segunda-feira, 22 de junho de 2009

MARÉ ALTA - 21.06.2009
Arico Siarra

Mania de Velhos Papéis
Por: A. C. Arrais
A idéia de procura de velhos papéis em meus arquivos, provoca em mim
um misto de sensação que passa pelo prazer, excitação, angústia, tensão, expectativa, saudade e desilusão, todas proporcionais ao universo de
possuídos empoeirados tesouros, guardados e carregados durante décadas.
Só não os possuo em bem maior quantidade porque cada uma das duas
mulheres que comigo tiveram a coragem de viver, destruíram boa parte
deste meu arquivo, para elas, de inutilidades, o que diminuiu em cerca de
sessenta por cento, meu único patrimônio acumulado ao longo de mais de cinqüenta anos.
Não vou me deter para descrever cada um dos meus ataques emocionais

diante da destruição de tais relíquias, até por quê inda agora, acabei de
passar pela desilusão, por mais de inúteis duas horas, à procura de algo
não encontrado no meio de todos esses papéis velhos de tão grande
estimação. Mas (e a gente sempre encontra um “mans”), minha atenção foi despertada por uma encardida folha de um jornaleco tablóide, destes que costumam aparecer por debaixo das portas oferecendo, espalhafatosamente, grandes queimas de mercadorias a título de liquidações de estoque com
grandes descontos, normalmente com data final ocorrida no dia anterior
à entrega do anunciado informe.
Porém, o que me chamou a atenção mesmo, foi o seu conteúdo sócio cultural.

Sua riqueza de linguagem é um barco de emoções lançado ao mar. Algumas
de suas pérolas vernáculas, poderão muito bem, servir de motivo a uma séria reflexão sobre o nosso hoje, projetado para o nosso amanhã! Aqui poderia
me deter um pouco sobre a conclusão a que chegaram, depois de dez anos,
os preclaros mestres da língua portuguesa, em relação à nossa ortografia.
Todavia, deixarei o assunto para outra oportunidade e, fugindo à tentação
de qualquer vã filosofia, exponho algumas jóias da encontrada velha folha:

۴ -Thereza Collor é uma Special guest.
۴ -Viviane Calado lança seu
V. Store.
۴ -A Limone manda que se confira os Click’s de Andréa.
۴ -A Today Baby Design apresenta seu Show Room em Coclk-Tail, com

fotos de suas equipes de Xweb, Buffet e Staff Today’s Baby.
۴ -O High Society, aguarda a Novinha, desfilando a New Collection,

de Top Models.
۴ -Na Flu Look, tem lançamento do Flu Look Milenium nos domínios de

Flu Look Express, isto com atrações Firts Class Drink’s By Buffet, com
uma radiografia Faslhion onde Cáudia é toda Clubber, Gerlane assume o
luxo do High Society e Yvetinha é toda Power! Power! Power! Temos
ainda a Aline que aposta no contraste Fashion do Pink versus Yellow, o
Marcos leva uma porção de Fashion para passear. Sandra realça sua porção
Blondie com um Sunglass e, por fim, Eva Amaral mostra as suas Lunettes
dos tempos de Glamour, reforçada com jóias – o Must da estação.
۴-Um professor de Educação Física, pós-graduado em Personal Training e

membro da Associação Brasileira de Personal Trainers, afirma que a
gema do pensamento do bom atleta é Fitness Express.

Minha modesta cultura rouba-me a capacidade de aquilatar tão valiosa e expressiva contribuição à nossa língua pátria. E sinceramente também não

sei explicar, que um dia – idos tempos – cheguei a imaginar que a grandeza
de uma nação, começava pelo domínio de seu idioma. O uso de “estrangeirices”, pensava então, era a mais evidente demonstração da pobreza intelectual de
seus escribas. Mas... tudo bobagem de minha parte... às vezes até chego a
me perguntar, quando me defronto com tais pensamentos, se não é a poeira
de meus velhos papéis, que vem exercendo um terrível efeito mental
depressivo sobre mim!

************************************************

Nenhum comentário: