domingo, 11 de janeiro de 2009

A NOVA ERA DE DEODORO


A POSSE
Muita gente se fez presente na posse do novo prefeito de Marechal Deodoro. O Espaço Cultural foi irrisório para caber o grande número de convidados de Cristiano Matheus e Dr. Fifi. Marcada para as 16 horas, a cerimônia só teve início às 17:30 quando os últimos novos vereadores chegaram.


A COMPOSIÇÃO DA MESA
Sob a direção do vereador Neilson Costa, a mesa foi composta por Valter Cabeção (também vereador recém eleito) no papel de secretário, Padre Miguel, pároco do município, pelo Deputado Estadual Jéferson Morais, Desembargador Washington Luiz, Milena Freitas, prefeita de Piranhas e noiva de Matheus, e pelo Juiz Léo Denisson.


AS FALAS
Todos os oradores elogiaram e desejaram sucesso ao prefeito eleito. O Dr. Léo Denisson delineou ainda a postura que deve ser adotada pelo homem público em colocar os interesses da comunidade acima de tudo, relembrando que o mandato do prefeito e dos vereadores pertence ao povo. Por sua vez, o Des. Washington Luiz afirmou que, passada a campanha, deve ser desarmado o palanque e ser cultivada a união em prol do progresso do município. Adiantou ainda que Cristiano não irá administrar para ele e sim para o povo. O Dep.Jeferson Morais profetizou que o povo não irá se arrepender de ter eleito Cristiano, pois sabe de seus propósitos por conhecê-lo de perto.


OS ELEITOS
Enquanto Fifi afirmou que o povo suplicava por mudanças e que o desafio era administrar para o progresso e não um balcão de negócios, Cristiano Matheus lembrou que não era filho natural de MD, mas se considerava um filho adotivo, pelo carinho e apoio que recebeu dos deodorenses durante a campanha.


A NOVA DIRETORIA
Já demonstrando o poder de fogo do novo prefeito, a mesa diretora da Câmara de Vereadores afinal foi composta por seus candidatos, ficando como presidente o Vereador Neilson Costa e Valter Cabeção no cargo de primeiro secretário. O resultado da eleição da mesa diretora da Câmara contrariou os interesses do político veterano em MD, Dr. Fifi (vice de Matheus), que apostava na eleição de sua candidata Doxinha. A nova mesa teve a maioria absoluta dos votos dos seguidores do prefeito. O resultado foi desenhado depois de ter sido travada uma verdadeira batalha nos bastidores, incluindo ameaças de cassação de um vereador que contrariou os interesses e as diretrizes partidárias.


TOTAL RENOVAÇÃO
Foi quase unânime a renovação da Câmara deodorense. Apenas uma vereadora, Doxinha, foi reeleita. Um outro, Valter Cabeção, já havia sido vereador, mas estava sem mandato. Os sete restantes são marinheiros de primeira viagem e com pouca bagagem política. Para muitos deodorenses este fato é prenúncio de uma Câmara de “catengas”. Mesmo assim especulando, esperam que isto não venha acontecer e que os edis cumpram com fidelidade o seu papel de representantes do povo e de reais e eficientes fiscais do prefeito.


O EXECUTIVO
A prefeitura parece vai ser mesmo administrada por “forasteiros”, fato que já vinha ocorrendo desde a gestão anterior. Apesar das críticas de grande parte da população por este fato, a grande maioria dos assessores diretos do prefeito tem histórico de competência e idoneidade, o que pode ser um sinalizador de boa administração. Um maestro, por mais brilhante que seja, só terá êxito se os músicos de sua orquestra forem capacitados para seus instrumentos.


EXCESSO DE PROCURADORES
Outro comentário já toma conta da cidade tomando um tom de chacota – o excesso de procuradores nomeados: onze (11) ao todo. “É muita gente procurando!... resta saber se realmente irão encontrar alguns desmando que porventura venha acontecer na nova administração pública”.


O PRIMEIRO ESCALÃO
A começar pelo Chefe de Gabinete, foi nomeado Rogério de Gusmão; na Séc. de Planejamento e Desenvolvimento Urbano continua o Arquiteto Modesto Cajueiro; Marcelo Santos fica na Séc. de Infra-estrutura; a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Tecnologia ficará sob o comando de Carlos Moura Leal; Marçal Fortes fica na Séc. de Administração e interinamente na Assistência Social; Carlos Carvalho Rodas (Caca) estará a frente das Finanças do município; Álvaro Otávio Vieira Machado responderá pela Educação; Dr. Fifi pela Saúde e seu filho André Barros da Silva pelo Esporte. Estão sendo esperados ainda Douglas Apratto para a Cultura, Patrícia Sampaio para o Turismo Sergio Hercílio Tenório para a Agricultura, Zeila Fortes para a Assistência Social.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARECE QUE O CRISTIANO MATEUS ESTÁ COM UM SECRETARIADO DA PESADA. RESTA SABER SE NOS SEUS PLANOS PARA REORDENAÇÃO DA PRAIA DO FRANCES ESTÁ INCLUIDO COLOCAR ORDEM NOS DESMANDOS DOS BARRAQUEIROS QUE SE ACHAM OS DONOS DO PEDAÇO. É PRECISO ACABAR COM A RESERVA DA PRAIA E DAR VEZ AOS MORADORES E USUÁRIOS DO FRANCES QUE NÃO TÊM CONDIÇÕES DE PAGAR OS PREÇOS EXORBITANTES DAS BARRACAS. VAMOS LÁ CRISTIANO!